CHAPADA: Prefeitura de Andaraí inaugura duas escolas

Postado em abr 1 2011 - 12:26am por Jornal da Chapada
Selecionado como
1237
Marcado como
Foto –> Jornal da Chapada
Jornal da Chapada

A Prefeitura Municipal de Andaraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte da Administração “União, Ação e Crescimento”, entregou, nos dias 19 e 20 de março, duas escolas, uma construída no Alto do Ibirapitanga e a outra no povoado de Nova Vista, zona rural do município. As unidades educacionais consideradas de grande porte foram construídas e equipadas com recursos próprios do município e visam suprir a carência de espaço físico neste ano letivo de 2011. Ambas vão beneficiar 425 estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Andaraí, Kalypsa Kardinaly Brito, a construção das duas unidades escolares faz parte da política educacional, da administração “União Ação e Crescimento”, que visa uma nova realidade educacional no município.

“Investimos na infraestrutura, com a construção de espaços dignos para estudantes e professores na zona urbana e na zona rural, como a melhoria da qualidade de ensino com a capacitação de professores e gestores escolares. Cabe registrar que o mesmo cuidado destinado aos espaços da sede pode ser percebido nas escolas dos distritos e dos assentamentos de reforma agrária existentes no município”, ressalta a secretária de Educação.

Inauguração da Escola Darcy Pina Dantas
A inauguração da escola do Alto do Ibirapitanga foi uma verdadeira festa e aconteceu às 19h do dia 19 de março. A unidade recebeu o nome de Escola Municipal Professora Darcy Pina Dantas em homenagem in memória à saudosa matriarca da família Pina Dantas – que foi professora por 12 anos na Escola Ângelo Costa e delegada escolar do município de Andaraí, nomeada pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia. O evento foi prestigiado por autoridades e pelo povo em geral.

Para receber a grata homenagem esteve presente o patriarca da família, senhor Netuno Pina Dantas, e os filhos Emanuel Gutemberg, Eliana, Mozart, Maria Lívia e Diana Rosy Pina Dantas. Visivelmente emocionado pelo reconhecimento do município à vida e ao trabalho da professora Darcy, que faleceu no dia 29 de abril de 1992, Mozart leu a mensagem do patriarca Netuno Pina Dantas – que estava impossibilitado de subir no palanque, pois ainda se recupera de um derrame cerebral.

Foto –> Jornal da Chapada
Inauguração

“Parabenizo ao ilustre gestor pelo trabalho que tem feito neste município, em tempo, que agradeço pela lembrança do nome de minha saudosa esposa para este Educandário. Em vida ela dedicou todo seu tempo à educação deste município, dando também sua contribuição à nossa região”, dizia o texto.

A Escola Municipal Professora Darcy Pina Dantas dispõe de quatro salas de aula (de 45 metros quadrados), secretaria, diretoria, laboratório de informática, cozinha, complexos sanitários masculino e feminino, inclusive com escovômetro para as crianças aprenderem noções de higiene bucal. Todos estes espaços adaptados para alunos portadores de necessidades especiais, além de almoxarifado e área de serviço.

A meta do município agora é a construção do muro e de uma quadra poliesportiva. “O Alto do Ibirapitanga é o maior e o mais populoso bairro da sede do município de Andaraí. A comunidade ganhou uma escola moderna, com o melhor do equipamento pedagógico, salas amplas, com dependências para diretores, professores, enfim, uma escola de primeira linha”, ressalta a secretária Kalypsa.

Segundo a diretora da Escola Municipal Professora Darcy Pina Dantas, Isa Dourado Barcelar, a Prefeitura doou fardamento e materiais, beneficiando 161 crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental com faixa etária de oito e nove anos.

“Já temos sete turmas formadas e 161 alunos matriculados nos dois turnos, matutino e vespertino. Vale salientar que a implantação desta escola representa a realização de um sonho da população de Andaraí, especialmente da comunidade do Alto do Ibirapitanga. Primeiro porque beneficia os profissionais de educação deste bairro que exercia suas funções em salas superlotadas na Escola Municipal Carlos Santana e segundo por que beneficia também os pais e as crianças deste bairro tão carente de nossa cidade”, ressalta a diretora

Foto –> Hélio Pinheiro
Escola 1

Isa Dourado ainda enumerou a equipe de profissionais que dará sustentação à sua administração: Marlucia do Carmo (secretária) Domingos Moreira (assistente administrativo) e os professores Ana Paula Moraes, José Miguel Silva, Flavia Souza, Leonizia Barcelar, Rogério Oliveira, Maria Helena Barreto e Valdecy Pereira.
A Escola Municipal Professora Darcy Pina Dantas passou a funcionar no dia 21 de março e em breve será construída uma quadra poliesportiva para oferecer à comunidade escolar e à população do bairro uma área para recreação, lazer e esportes.

Inauguração da Escola Eraldo Tinoco
Já no dia 20 de março, às 9h, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Andaraí entregou a Escola do Povoado de Nova Vista – que levou o nome de Escola Municipal Eraldo Tinoco em homenagem aos serviços prestados pelo saudoso secretário de Educação ao município de Andaraí e região. O equipamento vai beneficiar também mais de 200 crianças do Ensino Fundamental I e II.

A Escola Municipal Eraldo Tinoco possui quatro salas de aula, secretaria, diretoria, laboratório de informática, cozinha, complexos sanitários masculino e feminino, inclusive adaptados para alunos portadores de necessidades especiais, almoxarifado e área de serviço.

No ato inaugural houve hasteamento de bandeiras, evolução da Fanfarra Municipal, discursos das autoridades presentes e homenagens, principalmente para o prefeito municipal, homenageado por um coral infantil que encantou a todos ao interpretar uma paródia sobre o forró “Xote das Meninas”, de Luis Gonzaga. A apresentação parabenizava os investimentos da administração em Educação e discorria sobre a importância da conservação das Escolas. A paródia também falava do acesso à educação de qualidade oferecida hoje e agradecia ao prefeito municipal pelos investimentos em educação. A garotada foi treinada pelo professor Walternor Francisco.

Foto –> Jornal da Chapada
Professores

A diretora da Escola Municipal Eraldo Tinoco, Rosimary Santana da Silva, demonstrou muita satisfação com a obra e enfatizou a importância da ação. “A construção dessa Escola é a realização de um sonho da comunidade de Nova Vista e nosso como profissionais de educação. Antes nós trabalhávamos em uma casa, num espaço inadequado tanto para nós profissionais quanto para as nossas crianças. Por conta disso, o trabalho que desenvolvíamos não fluía. E hoje temos uma estrutura bonita, adequada, e acesso a recursos didáticos de primeira qualidade”, completa.

O volume de obras com recursos próprios na área de educação do município de Andaraí impressiona a população da cidade e da região da Chapada Diamantina. Municípios com arrecadação maior do que a de Andaraí não construiu uma sala de aula nos últimos dez anos.

Foto –> Jornal da Chapada
Escola2

“Compromisso social, transparência na aplicação dos recursos públicos e melhoria da qualidade de vida da população de Andaraí, assim pode ser traduzido o governo da “União, Ação e Crescimento”, salienta a secretária Kalypsa Kardinaly.

Faz-se necessário pontuar que ao longo destes dois anos de gestão foi intensificada a parceria com o Instituto Chapada de Educação, para qualificação dos professores. A Jornada Pedagógica é realizada todo início de ano letivo, e já foram melhorados os salários com o pagamento do Piso Salarial Nacional, além de reformas de todas as Escolas da sede e zona rural e da melhoria da frota do Transporte Escolar, com aquisição de sete ônibus escolares, uma mini Van e motos para transporte de apoio de professores e coordenadores. Também foi adquirido um carro de apoio para a Secretaria Municipal de Educação fazer as visitas e vistorias e 70% do transporte escolar hoje é feito pelo próprio município.

“É bom lembrar que em apenas 18 meses da gestão União, Ação e Crescimento, Andaraí superou a média de 3.8, atingida pelo estado da Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano de 2009, calculado pelo Ministério da Educação, despontando-se entre os 36 melhores resultados do total de 417 municípios que compõem o estado. Queremos que no fim de nossa gestão o município de Andaraí esteja entre os 10 mais desenvolvidos do estado pelo menos na área de educação”, conclui Kalypsa.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.