EDITORIAL: Notícias da Chapada Diamantina

Postado em nov 21 2011 - 11:25pm por Jornal da Chapada
Jornal da Chapada
JC 129

Mais uma edição do Jornal da Chapada com a seleção de notícias da Chapada Diamantina e região. A edição 129 traz as novidades de educação, saúde, infraestrutura, lazer, cultura, política e curiosidades dos municípios associados. O periódico chega às bancas e aos seus respectivos assinantes com essas e outras notícias da Bahia e do Brasil. O JC rompe fronteiras e aponta como um dos jornais mais lidos no setor político na capital e em outras regiões do país. Os assinantes continuam espalhados por diferentes capitais de outros estados, como em São Paulo, Aracaju, Recife, e em municípios baianos, como Vitória da Conquista, Brumado, Barreiras, Juazeiro, Irecê, Itabuna, Curaçá e Feira de Santana. Como de costume, as 16 páginas, divididas em dois cadernos de oito páginas cada, sendo oito coloridas, trazem as notícias mais importantes dos municípios. Ainda tem as colunas fixas com informações de assessoria de imprensa e as opiniões dos colunistas que completam o Jornal da Chapada. Continua também a passos largos o Blog do JC (www.jornaldachapada.com.br), criado com a intenção de suprir a “demanda” de notícias que recebemos por e-mail, dando furos e pautando a imprensa da capital com sugestões de matérias e dicas de fontes. A “onda do Blog” está tão bem que resolvemos fazer uma enquete com a seguinte pergunta: Em quem você votaria para prefeito de Itaberaba na Eleição de 2012? Há de se explicar que foram mais de 3 mil acessos para a votação na enquete, sendo apenas um voto por computador, já que existia o bloqueio através de cookies, recomendado pela empresa que fabrica o programa de pesquisa por internet. Oferecemos nove nomes e vejam o resultado por porcentagem.

Delsuc Moscoso (PSDB) ficou em primeiro lugar com 23.54% dos cliques. Cal Fernandes (PTB) chegou aos 22.21%, seguido pelo atual prefeito João Mascarenhas Filho (PP), que teve 18.45%. Na cola do Mascarenhas esteve Jean do MST (PT), com 17.84%. Depois aparece Ricardo Mascarenhas (PR), que chegou aos 8.74%, e Renival Pinto (PSol), que teve 5.46%. Ironicamente os últimos colocados na enquete virtual foram Solon Ribeiro (PDT), que teve apenas 2.31%, seguido de Haroldo Moreira (PCdoB), com 0.97%, e Bodinho (PSD), 0.49%. Entre as informações de destaque desta edição está o texto da página 13, que se refere às contas do exercício financeiro do prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), que podem ser rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios ainda este ano. Confira matéria completa e entenda como a administração do gestor está ameaçada. Nesta mesma linha editorial, o leitor pode ter acesso ao texto de denúncia na página 11, com detalhes de operações “duvidosas” da Prefeitura Municipal de Itaberaba.

Nas páginas 9 e 15 estão as matérias das comemorações dos sindicatos dos Comerciários e dos Servidores Públicos de Itaberaba, não deixe de ler as informações. As matérias dos municípios estão divididas em curtas e textos de meia página, como o de Rafael Jambeiro na página 16, que apresenta o projeto infantil realizado no Dia das Crianças e ações nas áreas de educação e infraestrutura, com aquisição de ônibus escolares e continuação do programa federal “Minha Casa Minha Vida”. As informações de Nova Redenção, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Seabra, Utinga e Wagner também estão espalhadas pela nova edição do periódico e podem ser conferidas nas páginas 7, 8, 10, 11 e 12. Na parte do Legislativo, destaque para a variedade de textos que mesclam ações parlamentares, atividades como a do INCRA, que passará por reformulação, e novas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tudo na página 14. Também tem as curtas na página 6, que sempre dizem muito, além das curiosidades na 4 e as notícias de cultura na 3. Destaque para as colunas Roteiro e Musical, que trazem o escritor baiano Luis Carneiro e a música do compositor e cantor Lira Paes, o Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.