Mundo: Cientistas apontam planeta com mesma massa que a Terra, mas ‘gasoso demais’

JC
Postado em jan 6 2014 - 8:50pm por Jornal da Chapada
mundo

Concepção artística mostra KOI-314c, o planeta mais leve a ter sua massa e tamanhos medidos. Surpreendentemente, apesar de ter massa similar à da Terra, ele é 60% maior | FOTO: Reprodução/Portal Terra |

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu o mais leve planeta a ter sua massa e tamanhos medidos. KOI-314c tem massa similar à da Terra, mas diâmetro 60% maior – o que indica que ele deve ter uma grande e gasosa atmosfera. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira (6) em um encontro nos Estados Unidos. “Este planeta tem a mesma massa da Terra, mas certamente não é similar à Terra”, diz David Kipping, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, líder do estudo. “Isso prova que não há uma divisão clara entre planetas rochosos como a Terra e planetas leves como mundos de água ou gigantes gasosos.”

O time usou dados do telescópio Kepler, da Nasa, para estudar o KOI-314c, que orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 200 anos-luz da Terra. Ele está bem perto de seu sol e leva 23 dias para orbitá-lo. A equipe estima que o planeta tem uma temperatura de cerca de 104°C, o que seria quente demais para a vida como a conhecemos. KOI-314c é apenas 30% mais denso que a água. Isso indica que ele está envelopado em uma grande atmosfera de hidrogênio e hélio. Além disso, ele deve ter começado sua vida como um mini-Netuno, mas perdeu parte de sua atmosfera para a intensa radiação da estrela. Com informações do Portal Terra.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.