Calor e pouca chuva predominam na Bahia neste final de semana

Postado em jan 23 2014 - 4:11pm por Jornal da Chapada
calor

Nas regiões norte, nordeste e Chapada Diamantina, onde esse sistema atua com mais intensidade, o predomínio é de céu com poucas nuvens, o que reduz a chance de chuva | FOTO: Reprodução |

A massa de ar quente e seco, que vem atuando há vários dias na Bahia, deverá influenciar as condições do tempo na maior parte do estado neste final de semana, conforme previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Nas regiões norte, nordeste e Chapada Diamantina, onde esse sistema atua com mais intensidade, o predomínio é de céu com poucas nuvens, o que reduz a chance de chuva. Para as regiões oeste, São Francisco e sudoeste, a previsão é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca no oeste baiano, sendo mais frequente no período da tarde e início da noite devido ao calor típico da estação.

Segundo o meteorologista do Inema, Heráclio Alves, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico influenciam o tempo nas regiões do Recôncavo e sul. Nessas áreas, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuva fraca, havendo chance de chuva mais intensa nas localidades próximas ao litoral, incluindo Salvador e região metropolitana. Além de reduzir a nebulosidade, a massa de ar quente e seco contribui para manter a temperatura elevada em todo o estado, com máxima oscilando entre 32°C e 35°C . Mesmo assim, baixos índices de temperatura são esperados na Chapada Diamantina e sudoeste, onde a mínima poderá chegar aos 16°C . Na capital baiana, a temperatura deverá variar entre mínima de 24°C e máxima de 31°C .

Maré
Desta sexta-feira a domingo ( 24 a 26), a maré deverá atingir altura máxima em torno das 12h e da 0h, variando de 1,6 a 2,0 metros . Já a altura mínima deverá ocorrer entre por volta das 18h e das 6h, com valores oscilando de 0,5 a 0,8 metro . As ondas previstas para esse período terão agitação fraca com altura máxima podendo alcançar 1,0 metro .

Índice de Radiação Ultravioleta
Ainda conforme a previsão do Inema, o Índice de Radiação Ultravioleta (IUV), neste final de semana, deverá variar de 12 a 14, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ‘extrema’. Isso requer atenção redobrada quanto à exposição prolongada à radiação solar, especificamente das 10h às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.