Chapada: Agricultores aprendem a beneficiar o umbu em Cafarnaum

Postado em fev 4 2014 - 8:27pm por Jornal da Chapada
curso

Os agricultores também aprenderam a produzir de doces caseiros, como umbuzada e geléia, e receitas mais elaboradas | FOTO: Reprodução |

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), promoveu nesta terça (4), curso sobre beneficiamento do umbu, na Comunidade Lagoa do Agostinho, no município de Cafarnaum. A atividade é uma ação do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil), vinculado a Gerência Regional de Irecê.

O conteúdo do curso, realizado em parceira com a prefeitura e a Associação Comunitária de Lagoa do Agostinho, ministrado pelo técnico agrícola da Ebda, Arnou Dourado, que abordou a importância econômica do umbuzeiro, com informações sobre dados de produção e características da planta, e o cultivo do umbuzeiro, com ênfase para a preparação da área e o solo. O plantio, tratos culturais, colheita, rendimento, comercialização e exportação também foram assuntos explanados na capacitação.

Os participantes ainda conheceram o módulo sobre o processamento do fruto, com destaque para a higiene dos frutos e processamento da polpa. Os agricultores também aprenderam a produzir de doces caseiros, como umbuzada e geléia, às receitas mais elaboradas, a exemplo do pudim de polpa de umbu, mousse, brigadeiro, umbu cocada e umbuzeitona.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.