Orquestra Sinfônica da Bahia realiza apresentação gratuita no MAM-BA

Postado em fev 19 2014 - 3:45pm por Jornal da Chapada
mam

No repertório, estão composições de Villa Lobos, Ernani Aguiar, C. Santoro e Arthur Barbosa | FOTO: Reprodução |

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresentam nesta sexta-feira (21), o Sarau, evento que integra a programação educativa da exposição ‘É Tropical, inclusive’, em cartaz até 18 de março. Com direção musical do maestro Carlos Prazeres, a apresentação acontece no Casarão do MAM-BA, às 18h, com entrada gratuita. “A Osba e o MAM começaram uma interessante parceria para colocar em prática atividades artísticas e criar um vínculo cultural. Para conseguirmos uma conexão, trabalhamos o repertório como forma de musicar o conceito dessa exposição e nada melhor do que a música brasileira para representá-la”, afirma o maestro.

Peças que conversam com a Tropicologia – termo utilizado pelo antropólogo Gilberto Freyre para enfatizar a necessidade de um campo de pesquisa dedicado a estudar a influência do clima tropical em nossa forma de viver – foram escolhidas para serem apresentadas pelos 11 músicos da Osba e serão entremeadas à poesia de ‘A United Fruit Co’, de Pablo Neruda, que será recitada pelo ator, músico e artista visual Fernando Marinho.

No repertório, estão composições de Villa Lobos, Ernani Aguiar, C. Santoro e Arthur Barbosa. “Lançamos um olhar sobre múltiplos temas musicais tropicais, e a poesia do Neruda ajuda a compor o cenário sul-americano”, explica Prazeres. A exposição prossegue em cartaz no Casarão do MAM-BA, com visitação de terça a sexta-feira, das 14 às 18h, também gratuita.

Fernando Marinho é músico, ator, diretor, artista visual e diretor de produção, atuando no Brasil e no exterior desde a década de 70, com desempenho nestas funções em dezenas de espetáculos de teatro, dança, música, artes visuais e diversos outros eventos na área cultural. Foi um dos fundadores da Companhia Baiana de Patifaria e é o curador do Festival de Música Instrumental da Bahia, coordenador geral da Associação Instrumental da Bahia e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated-BA).

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.