Chapada: Assentamentos recebem ações de qualificação e desenvolvimento do Incra

Postado em mar 19 2014 - 5:58pm por Jornal da Chapada
foto

O incentivo do Incra através dos créditos permitiram que 1,3 mil famílias de trabalhadores rurais tivessem suas casas recuperadas | FOTO: Reprodução/Incra |

A qualificação de assentamentos por parte do Incra/BA tem permitido avanços no que diz respeito à melhoria na vida dos trabalhadores rurais da reforma agrária na Chapada Diamantina. Em 2013, por exemplo, houve concessão de créditos para reforma de moradias e para o fortalecimento da agricultura familiar, além de ações de recuperação e limpeza de aguadas e implantação de sistemas de abastecimento de água. O território é um dos principais na concentração de assentamentos rurais na Bahia. Ao todo são 3,5 mil famílias de trabalhadores rurais assentados, produzindo em 47 áreas de reforma agrária espalhadas pelo território.

Só o município de Itaetê possui 10 assentamentos rurais onde residem 768 famílias. Nessas 10 áreas, já foram construídas e recuperadas quase na totalidade das moradias. Outro município de destaque na reforma agrária da região é Morro do Chapéu com nove assentamentos onde vivem 348 famílias. O incentivo do Incra através dos créditos permitiram que 1,3 mil famílias de trabalhadores rurais tivessem suas casas recuperadas melhorando o conforto de suas moradias. Ocorreu ainda a liberação de Crédito Semiárido para 705 famílias que vivem nas regiões mais castigadas pela estiagem de 2012.

casas

Só o município de Itaetê possui 10 assentamentos rurais onde residem 768 famílias | FOTO: Reprodução/Incra |

Qualificação
Nove assentamentos estão recebendo obras de recuperação de aguadas, onde vivem 1,1 famílias. Algumas dessas obras serão concluídas até julho de 2014, permitindo o consumo dos animais dos assentados e evitando prejuízos causados por grandes estiagens. Outros quatro assentamentos tiveram sistemas de abastecimento de água implantados, o que leva água potável e com qualidade para o consumo para 189 famílias assentadas.

Outro exemplo de qualificação foi à concessão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para 300 famílias de trabalhadores rurais que foram beneficiadas, na modalidade Estiagem do crédito, com 3,6 milhões.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.