Chapada: Wagner investe na educação infantil e na democratização da informática

Postado em abr 28 2014 - 10:33pm por Jornal da Chapada
foto

A creche Nossa Senhora do Carmo foi reformada e ganhou novos equipamentos | FOTO: Divulgação/Prefeitura |

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. Considerando essa premissa e mantendo os investimentos em políticas públicas de educação infantil, a prefeitura municipal de Wagner, na Chapada Diamantina, reformou a creche Nossa Senhora do Carmo para este ano letivo. Na reforma, a unidade recebeu pintura nova e melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, além de garantir a acessibilidade com a construção de rampas, banheiros mais amplos e outras adequações.

“Essa creche foi fundada e mantida por muito tempo pela cidade de Fabbrico [Itália] e pela comunidade wagneriana. Hoje, a unidade de educação infantil é mantida pela prefeitura. Vale dizer, que estamos todos felizes com os investimentos que temos conseguido. Quando digo todos, refiro-me as nossas crianças, a comunidade e todos que aqui trabalham”, informa a diretora da creche Nossa Senhora do Carmo, Vera Lúcia Ferreira Santana.

creche

Wagner recebeu recentemente mesas, cadeiras, armários, arquivos, tatames emborrachados, além de televisores, DVDs, mini-system, retroprojetor, berços infantis, freezer e refrigeradores de ar | FOTO: Divulgação/Prefeitura |

Parceria garante investimentos em equipamentos
A creche Nossa Senhora do Carmo possui quatro salas de aula e abriga 100 crianças de 2 a 4 anos, em tempo integral. Em convênio com o governo federal, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), a prefeitura de Wagner adquiriu mobiliários e equipamentos que beneficiam as crianças, bem como todos que na creche atuam. “Recebemos recentemente 30 mesas, 60 cadeiras, armários, arquivos, tatames emborrachados, além de quatro televisores de plasma, quatro DVDs, quatro mini-system, um retroprojetor, 14 berços infantis, um freezer, e quatro refrigeradores de ar. Esses últimos serão instalados logo após a Festa de Vaqueiros”, completa a diretora Vera Lúcia.

Brinquedoteca
O mundo da brinquedoteca proporciona à criança compreensão de muitas coisas por meio da brincadeira, entre elas a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo. Pensando nisso, a prefeitura de Wagner beneficiou a creche Nossa Senhora do Carmo também com duas brinquedotecas, duas mesas e quatro cadeiras para montagem do novo recurso didático.

creche3

A direção da creche ainda quer completar os benefícios com um acervo de livros e revistas para investirmos nos projetos de leitura | FOTO: Divulgação/Prefeitura |

“Estamos criando também o cantinho de leitura. Para este espaço, recebemos também duas estantes e um baú. Nós adultos exigimos muito de nossas crianças, esquecemos que são apenas crianças e precisam agir como tal. Se nós nos permitíssemos observar alguns instantes o brincar das crianças, notaríamos que o brinquedo é tão importante para ela como o trabalho é para o adulto. A creche estava precisando demais de todos estes benefícios. Para completar, estamos precisando agora, de um acervo de livros e revistas para investirmos nos projetos de leitura”, completa a diretora.

Ainda de acordo com a diretora da creche em Wagner, “é prazeroso ver as crianças, o pessoal de apoio e toda a comunidade motivados com o novo espaço e todos esses benefícios. Para melhorar ainda mais estamos aguardando agora a chegada de novos computadores”. Vale destacar, que os profissionais que atuam na creche Nossa Senhora do Carmo são todos capacitados com graduação e formação continuada, mantida pela prefeitura municipal de Wagner.

laptop

As crianças da Escola de Morrinhos receberam 14 notebooks para utilizar em salas de aula | FOTO: Divulgação/Prefeitura |

Democratização do acesso à informática
A democratização do acesso à informática chegou também às escolas rurais do município de Wagner. Segundo o secretário municipal de Administração e Finanças da atual administração, Carlos Emerson, por meio de parceria entre a prefeitura e o governo federal, as crianças da Escola de Morrinhos I receberam 14 notebooks. A solenidade de entrega dos equipamentos foi prestigiada pelo prefeito local Natã Garcia Hora (PSD) e os computadores portáteis passam a ser utilizados como ferramenta pedagógica em sala de aulas, promovendo a inclusão dos alunos no chamado mundo digital.

Jornal da Chapada

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.