Chapada: Sítio arqueológico em Várzea Nova é tema de reportagem especial do Bahia Rural

Postado em abr 17 2017 - 8:36pm por Jornal da Chapada
fto2

Os estromatólitos da fazenda em Várzea Nova tiveram a idade calculada em 600 milhões de anos | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

A equipe de reportagem do programa Bahia Rural, da Rede Bahia, foi até o município de Várzea Nova, na Chapada Norte, em busca de um sítio arqueológico que é considerado um dos mais importantes de todo o país. A Fazenda Arrecife é local onde os estromatólitos, formação rochosa biosedimentar antiga em ambiente marinho, são muito visitados e importantes para “entender a evolução da vida e as mudanças ocorridas na superfície terrestre”, disse o geógrafo Ericson Batista de Oliveira na reportagem.

Ou seja, é uma prova que há milhares de anos o sertão baiano foi um imenso oceano com vida marinha. Os estromatólitos da fazenda em Várzea Nova tiveram a idade calculada em 600 milhões de anos. As rochas da cidade da Chapada Norte foram catalogadas pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e são estudadas por pesquisadores de todos os países. O programa Bahia Rural vai ao ar sempre aos domingos, às 7h. A matéria em questão foi veiculado na último domingo, dia 16 de abril.

Jornal da Chapada

Confira o vídeo aqui ou no play embaixo

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.