Chapada: Secretário de Saúde de Itaberaba faz balanço das ações da pasta na Câmara

JC
Postado em ago 9 2017 - 3:18pm por Jornal da Chapada
capa

O secretário João Rodrigues Goes Junior se destacou quando foi sabatinado com cinco perguntas pelo vereador de oposição Murilo Vitor de Moraes (SD) | FOTO: Montagem do JC |

O secretário de Saúde de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, João Rodrigues Goes Junior, participou da ‘Tribuna Livre’ da Câmara Municipal de Vereadores, na última segunda-feira (7), para fazer um balanço das ações da pasta por ele administrada. O titular da secretaria, que está entre as prioridades da gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), foi até a Casa Legislativa em atendimento a um requerimento do vereador Amauri da Silva Menezes (PSDB) para explanar sobre os avanços e desafios da Secretaria na atual gestão.

Mostrando conhecimento sobre o que falava, João Rodrigues apontou os avanços da secretaria com a implementação da UPA 24 horas, dos serviços que serão ampliados com a mudança no perfil do Hospital Geral de Itaberaba (HGI), a exemplo das cirurgias eletivas e atenção às gestantes. Ele também explanou sobre outros projetos para a Saúde de Itaberaba e toda Chapada. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo com as principais ações da pasta e o secretário respondeu todos os questionamentos realizados pelos vereadores.

O secretário se destacou quando foi sabatinado com cinco perguntas do vereador de oposição Murilo Vitor de Moraes (SD). O jovem advogado, que cumpre o primeiro mandato, pautou suas perguntas na área técnica de Saúde e se atrapalhou ao usar o Conselho Federal de Medicina como referência para uma das questões.

Com segurança e tranquilidade, João Rodrigues esclareceu que a UPA e as Unidades de Saúde são geridas pelas portarias do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e que não tem nada a ver com Conselhos de Classe, deixando claro que todos os requisitos para a habilitação da UPA foram cumpridos. “Fazer o quê? Como diria o saudoso Sólon Ribeiro. ‘Murilão é advogado e não médico’”, disse uma das milhares de pessoas que ouviam a sessão pela rádio Rosário FM.

Itaberaba, além de ser o principal centro comercial, mercantil, agrícola e educacional da Chapada Diamantina, é também referência no atendimento à Saúde e acolhe, além dos seus 70 mil habitantes, pacientes oriundos de outros 13 municípios pertencentes ao Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu.

“Durante os primeiros seis meses do governo do prefeito Ricardo Mascarenhas, a Secretaria de Saúde realizou uma gestão estratégica, otimizando a administração dos recursos internos para superar os enormes desafios do município. Só no HGI foram realizadas 436 cirurgias, 843 internamentos, 958 partos e outros 37.160 procedimentos. No entanto, os cidadãos sabem que muita coisa ainda precisa ser feita para que Itaberaba tenha, de fato, uma Saúde de qualidade”, salienta o secretário João Rodrigues Goes Junior.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.