Crianças participam de palestra sobre jornalismo e edição de jornais impresso e online em Itaberaba

Postado em ago 10 2017 - 12:35pm por Jornal da Chapada
foto

A editora-chefe do Jornal da Chapada, Deninha Fernandes, tratou sobre jornalismo e edição de jornais impresso e online durante atividade no Instituto Ser | FOTO: Jornal da Chapada |

Os alunos da Escolinha de Artes do Instituto do Ser em Itaberaba, município da Chapada Diamantina, participaram de uma palestra, na dia 4 de agosto, sobre jornalismo e edição de jornais impresso e online, com a editora-chefe do Jornal da Chapada, Deninha Fernandes. A escola funciona no Instituto do Ser, que fica na Avenida Brigadeiro Gomes, no centro da cidade. Essa palestra foi uma iniciativa da mentora do instituto, a líder coach Tayanne Cavalcante, como culminância de um projeto educacional que visa a confecção de um jornal pelas crianças em homenagem ao Dia dos Pais, comemorado no domingo – dia 13. “É sempre muito prazeroso falar do nosso ofício e fica mais ainda quando falamos para crianças”, afirmou Deninha. Ela falou do uso de metodologias respondendo aos vários questionamentos dos alunos.

foto

A Escolinha de Artes hoje acompanha 36 crianças, com turmas na faixa etária de 2 a 12 anos, e funciona há oito anos, de segunda a sexta-feira das 14h às 18h | FOTO: Jornal da Chapada |

“Usamos como fonte os nossos instrumentos de trabalho como gravador, máquina fotográfica, agenda e o próprio Jornal da Chapada”, disse Fernandes – descrevendo a utilidade de cada uma dessas ferramentas na busca da notícia, produção de textos jornalísticos, além de explicar a diferença entre entrevista, artigo, opinião, editorial e outros modelos de textos, e também a montagem, edição e diagramação de um jornal impresso. A editora-chefe disse que buscou deixar claro para as crianças que editar um jornal é mais que transmitir a informação, é um exercício de cidadania. “E observamos o trabalho que é feito na Escolinha de Artes, que funciona também como um reforço escolar, ao ser questionada pelas crianças com questões elaboradas dentro do assunto explicado”, finalizou Deninha.

A Escolinha
A Escolinha de Artes hoje acompanha 36 crianças, com turmas na faixa etária de 2 a 12 anos, e funciona há oito anos, de segunda a sexta-feira das 14h às 18h. O objetivo da escola é oferecer um estudo de artes integradas, oferecendo oficinas de artes visuais, teatro, arte em movimento e literarte, além de um reforço escolar. “A nossa missão é fazer com que as crianças pensem diferente do que é padrão lá fora, formando o que podemos denominar de formadores de opiniões mirins”, ressaltou Tayanne. O corpo docente da Escolinha de Artes é formado por Tayanne Cavalcante e Alex Barbosa na coordenação das professoras Juliana Barros, Carina Barbosa e Andressa Santos.

Jornal da Chapada

Veja mais imagens da atividade

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.