Chapada: Conheça as belezas naturais de Ituaçu; Gruta da Mangabeira e Cachoeira das Moendas são algumas

Postado em out 11 2017 - 10:35am por Jornal da Chapada
ituaçu

Ituaçu é cercado de poços, entre eles o Amizade, Peral e Passagem Grande. A Cachoeira das Moendas é uma das grandes atrações, com mais de 70 metros de queda d’água | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, é um ótimo lugar para você adicionar no seu roteiro turístico de fim de ano, feriado prolongado ou até mesmo nos passeios de fim de semana. Com vastas belezas naturais, a cidade é conhecida como o portal Sul da região. Lá estão diversas cachoeiras e cavernas para visitação, como Gruta da Mangabeira, onde acontece turismo religioso, e fica a três quilômetros da sede, sendo visitada por pessoas do Brasil e de outros países, principalmente em setembro na festa de ‘Coração de Jesus’, anualmente recebe mais de 100 mil visitantes.

Os romeiros vão até a Gruta da Mangabeira para fazer promessas e agradecer pelas graças alcançadas. A dois quilômetros da cidade está localizada a Lapa do Bode, caverna que contém diversas grutas e pinturas antigas deixadas pelos índios que viviam por ali. Tem também rio da Gangorra, localizado a sete quilômetros da sede. Lembrando que a feira livre local é aos sábados. Rio Mato Grosso é o principal rio do município, sendo fonte de abastecimento de água da população da zona urbana.

Confira mais imagens de Ituaçu

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ituaçu é cercado de poços, entre eles o Poço Amizade, Peral e Passagem Grande. A Cachoeira das Moendas, uma das grandes atrações, fica aproximadamente a oito quilômetros do centro da cidade e possui mais de 70 metros de queda d’água – deixando turistas boquiabertos. Para chegar lá é necessária a contratação de um guia. O Rio da Água Preta também é atração turística e fica a 1,7 quilômetro do centro da cidade.

No mês de janeiro acontece o tradicional Reisado, que se tornou lei municipal. O município de Ituaçu também tem a tradição de realizar grandes festas durante o São João. Os festejos movimentam a economia da região, atraem turistas no período junino, além de se destacarem com diferentes e lindas ornamentações e organização.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.