Feriadão com possibilidade de chuvas fracas na Chapada Diamantina; mínimas chegam a 13ºC

Postado em out 11 2017 - 4:16pm por Jornal da Chapada
jc

As menores temperaturas com mínimas chegando aos 13°C continuam sendo observadas nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste | FOTO: Jornal da Chapada |

Neste feriadão em que se homenageia o dia de Nossa Senhora Aparecida, assim como o Dia das Crianças, as condições do tempo previstas para a Bahia continuarão semelhantes as que vêm sendo observadas nas últimas semanas, isto é, céu ensolarado no setor oeste e as chuvas restritas no setor leste do Estado. As áreas do setor leste onde a previsão de chuvas é maior são nas regiões Nordeste, Recôncavo, Sul e algumas localidades da Chapada Diamantina e Sudoeste. Condição ainda atribuída aos ventos vindos do Oceano Atlântico que trazem umidade, contribuindo na manutenção de nebulosidade e ocorrência de chuvas, porém de fraca intensidade e mais frequentes nas áreas litorâneas. As temperaturas nessas áreas deverão oscilar entre mínimas de 17°C e máximas de 33°C.

As menores temperaturas com mínimas chegando aos 13°C continuam sendo observadas nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste. Para a capital baiana e região metropolitana, esses ventos úmidos vindos do mar mantêm as condições de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. As temperaturas oscilarão entre mínimas de 21°C e máximas de 30°C. Nas áreas do setor oeste a massa de ar quente e seco mantém o céu ensolarado, como prevalece nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e aquelas localidades a oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste.

O reflexo da constante atuação dessa massa de ar se verifica na elevação dos índices de temperaturas que, em algumas localidades, poderão atingir os 39°C. Outra consequência desse tempo quente e seco é o surgimento de focos de calor, que combinado à vegetação ressecada contribui para elevar os riscos de ocorrer queimadas. Diante disto, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem ou até mesmo intensificar uma queimada já existente, trazendo danos materiais e ambientais irreversíveis. As informações são do Inema.

tempo

Piatã deve registrar as menores temperaturas da Bahia | FOTO: Reprodução/Inema |

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.