Chuvas na Chapada Diamantina levam esperança à população; níveis de rios e cachoeiras sobem

Postado em nov 13 2017 - 10:59am por Jornal da Chapada
chuva

As chuvas também auxiliaram os rios e cachoeiras a ganhar volume, justamente na véspera do feriadão da Proclamação da República, que começa nesta quarta | FOTO: Montagem do JC |

As fortes chuvas que atingem a região da Chapada Diamantina, neste início de semana, trouxeram esperança para os moradores das cidades e das zonas rurais. O longo período de estiagem foi interrompido, na madrugada de domingo (12) para segunda (13), por chuvas que amenizaram a situação quase que em todo o território. São registradas chuvas em diferentes municípios, como Iraquara, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Andaraí, Souto Soares, Utinga, Wagner, Morro do Chapéu, Nova Redenção, Ibicoara, Ituaçu, Barra da Estiva, Rio de Contas, Ruy Barbosa e outras localidades. As chuvas também auxiliaram os rios e cachoeiras a ganhar volume, justamente na véspera do feriadão da Proclamação da República, que começa nesta quarta-feira (15).

Para o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais em Andaraí (Cifa), Homero Vieira, a chuva é um momento de alívio para a população da Chapada Diamantina, que sofreu com focos de incêndio nos últimos meses de setembro e outubro. “A chuva sempre nos traz um alívio. É um momento para relaxarmos. Água correndo nos córregos, riachos e rios é um sinal de renovação para a região da Chapada”, salienta Vieira ao Jornal da Chapada. Ele ainda completa: “É hora de planejar, avaliar as nossas ações. Não podemos esquecer que desde 2012 os maiores focos de incêndio ocorreram entre o final de novembro a meados de janeiro”.

Confira vídeo da chuva em Iraquara

O líder do Movimento dos Sem Teto na Chapada, Mourival José de Souza, diz que a chuva aliviou o calor em diferentes cidades e vai ajudar os agricultores em diferentes municípios. Ele enviou fotos e vídeos das chuvas em Iraquara, Morro do Chapéu, Utinga, Cafarnaum, Itaetê e outras localidades. “Cafarnaum foi pouca chuva, e em Baixa Grande está abafado e deve chover mais ainda nesta segunda. Choveu bem em Wagner e Andaraí. Irecê está nublado e deve chover também. Na Chapada toda chuvas foram registradas”, afirma.

Em Ituaçu, a chuva deve auxiliar moradores da zona rural com o plantio. É o que acredita o proprietário de pousada em Ituaçu, Phellipe Brito. “Graças a Deus começou a chover novamente. Agora é sair da seca, o negócio não estava bom não. Mas com essa chuva vai ajudar os agricultores. É momento de comemorar. A previsão aponta para mais chuvas esta semana. Nesta terça-feira, por exemplo, a previsão é que chova ao menos 60 milímetros. O povo do campo está todo alegre. Os poços artesianos devem ter seus volumes normalizados também”, diz Brito. Em Barra da Estiva, Daniel da Publicidade, dono do site Sudoeste Notícias, disse que choveu muito e que a cidade precisava da chuva devido ao período de seca.

É o que acredita também a agricultora familiar Helena Rita, do município de Baixa Grande. “Nós da zona rural estávamos sofrendo muito sem água para os animais até mesmo para o nosso consumo. Com a chuva isso deve amenizar”, diz a moradora da Fazenda Piauí, a 35 quilômetros da sede da cidade. A chuva também deve abaixar a temperatura na região chapadeira. Então quem pretende passar o feriadão prolongado na região deve levar agasalho. O clima de chuva ainda deixa a estrada perigosa. É importante redobrar a atenção e sempre procurar um guia para suas trilhas, principalmente nesse período de cheia, onde os rios e cachoeiras também ficam perigosos.

Jornal da Chapada

Chuva em Rio de Contas

Confira imagens da chuva em diferentes municípios da Chapada Diamantina

Chuva em Ituaçu

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chuva em Barra da Estiva

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chuva em Nova Redenção

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chuva em Andaraí e Itaetê

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chuva em Utinga, Wagner, Ruy Barbosa, Cafarnaum, Souto Soares e Ibicoara

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cachoeira Véu da Noiva após a chuva

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

4 Comentários Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.