Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Blitzes do IPVA serão reiniciadas ainda esta semana

IPVA
Durante as blitzes, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o DAE com o valor do débito, podendo se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar e evitar que haja apreensão e reboque | FOTO: Ilustração/Zero Hora |

As blitzes para abordagem aos contribuintes em débito com o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) serão reiniciadas ainda esta semana em Salvador. As operações envolverão equipes da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), Detran-Ba, Polícia Militar e Transalvador. Em breve, as operações irão acontecer em cidades do interior baiano como aconteceu no final de 2013. O diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Félix, afirma que as operações deverão ocorrer duas vezes por semana por tempo indeterminado. “Essa ação tem dado resultados na arrecadação. Os motoristas estão preferindo pagar o IPVA a correr o risco de ter o veículo apreendido numa blitz”.

Durante as blitzes, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor do débito, podendo se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar e evitar que haja apreensão e reboque. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo telefone 0800 071 0071.

Imposto de 2014 com 10% de desconto
Os contribuintes baianos que desejam aproveitar o desconto de 10% sobre o valor do IPVA 2014 podem efetuar o pagamento, em cota única, até 26 de fevereiro. Para isso, o proprietário do veículo deve se dirigir a qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Para quem não puder aproveitar o desconto de 10%, existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Nesse caso, é só quitar o valor integral no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os contribuintes podem optar ainda por parcelar o imposto em três vezes, observando o vencimento da primeira cota, conforme o número final da placa.

Neste ano, o valor médio geral do IPVA teve redução de 5%, de acordo com tabela disponível no site da Sefaz-Ba, que contém também o calendário de pagamento do imposto. Conforme a tabela, os automóveis apresentam diminuição média de 4,6%. Para as motos, a redução é de 5,8%, em média. Também em percentuais médios, os proprietários de caminhões vão pagar menos 2,6%, de ônibus e microônibus, 2,1%, e de veículos utilitários, 3,8%. Os valores de 2014 poderão ser consultados no endereço www.sefaz.ba.gov.br, no canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Base de Cálculo dos Veículos Automotores.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas