Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar quente perde força e aumenta chance de chuva; tempo esfria na Chapada

tempo frio
Mesmo com o predomínio de temperatura alta na maior parte do estado, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, o clima esfria na Chapada Diamantina | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo na Bahia vêm sendo influenciadas, nas últimas semanas, por uma massa de ar quente seco, o que tem como consequência a redução da nebulosidade e da chuva. Para os próximos dias, incluindo este final de semana, a tendência é que essa massa de ar perca força, aumentando a chance de chuva na maior parte do estado, conforme a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Mesmo enfraquecida, a massa de ar mantém a temperatura elevada em praticamente toda a Bahia, com máxima podendo chegar aos 35°C , principalmente nas regiões norte e São Francisco. Segundo o meteorologista Heráclio Alves, altos índices de temperatura também estão previstos para as regiões oeste, nordeste, sudoeste e Recôncavo, onde a máxima deverá ficar entre 33°C e 34°C . No sul da Bahia, também deve contribuir para a ocorrência de chuva – além da temperatura elevada – a umidade que vem do Oceano Atlântico, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral, onde há possibilidade de ocorrer eventos mais intensos.

Regiões serranas
Mesmo com o predomínio de temperatura alta na maior parte do estado, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, há previsão de frio em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde a mínima poderá chegar aos 16°C . Para Salvador e área metropolitana, onde o céu permanece nublado a parcialmente nublado, a temperatura deverá ter poucas mudanças, variando entre mínima de 22°C e máxima de 31°C , o que aumenta a chance da ocorrência de chuva.

Maré
Desta sexta-feira a domingo ( 10 a 12), a maré deverá atingir altura máxima por volta de 1h e das 13h, variando de 1,6 a 2,1 metros . Já a altura mínima deverá ocorrer em torno das 7h e 19h, oscilando de 0,5 a 0,8 metro . As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo alcançar a 1,5 metro .

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características do verão é a elevação da incidência da radiação solar e dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). A previsão para o período desta sexta-feira a domingo indica variação de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices estão classificados na categoria ‘extrema’, o que exige cuidado quanto à exposição ao sol, principalmente das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Por isso, é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas