Ícone do site Jornal da Chapada

Codevasf investe em desassoreamento de aguadas em municípios baianos

codevasf
Entre os municípios alcançados com essas ações são Jacobina, Jaguarari, Miguel Calmon, Várzea Nova, Campo Formoso, Curaçá, Uauá, Juazeiro | FOTO: Reprodução |

Comunidades rurais de 17 municípios baianos localizados na área de atuação da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), serão beneficiadas com novas ações de desassoreamento e limpeza de aguadas – reservatórios de águas da chuva que servem sobretudo à dessedentação animal, também conhecidos como barreiros.

“As obras têm o objetivo de recuperar reservatórios hídricos que auxiliam pequenos produtores rurais a conviver com as dificuldades ocasionadas pelos períodos de estiagem”, explica o superintendente da Codevasf em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira. Os trabalhos serão realizados em prazos que variam de 240 a 510 dias – a depender da localidade –, contados a partir da assinatura das ordens de serviço. Os investimentos somam R$ 1,9 milhão. Extratos dos contratos foram publicados neste mês no Diário Oficial da União.

Os municípios alcançados com essas ações são Jacobina, Jaguarari, Miguel Calmon, Várzea Nova, Campo Formoso, Curaçá, Uauá, Juazeiro, Glória, Abaré, Rodelas, Santa Brígida, Jeremoabo, Paulo Afonso, Chorrochó, Remanso e Pilão Arcado.

Rio Salitre
A 6ª Superintendência Regional da Codevasf também contratou recentemente o serviço de desassoreamento para a calha do rio Salitre, no trecho compreendido entre os povoados de Junco e Passagem do Sargento, no município de Juazeiro. O contrato é de R$ 75 mil. O trabalho será realizado em prazo de 60 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.

As ações de desassoreamento consistem na remoção de sedimentos (areia, pedras e outros resíduos) que, acumulados, diminuem a profundidade de repositórios de água e, no caso de rios, obstruem o curso das águas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas