Ícone do site Jornal da Chapada

Editorial: Jornal da Chapada reafirma seu compromisso social

chapada
Matéria principal traz mais denúncias contra o atual gestor de Itaberaba | FOTO: Reprodução/Jornal da Chapada |

A primeira edição de 2014 do Jornal da Chapada traz novidades na linha editorial para se adequar ao cenário político com a aproximação das eleições gerais. Os textos de opinião estão expressamente assinados e os publicitários também, fora as peças que são de empresas privadas. Nesta edição 141, de janeiro e fevereiro, o periódico chega às bancas e aos seus assinantes com seu tradicional formato standard com dois cadernos de oito páginas cada: metade colorida e a outra preta e branca.

Como de costume, a edição traz as matérias de colunas fixas nas primeiras oito páginas e divide o outro caderno com as editorias de assessoria, política, cidades e comercial. Para falar das matérias fixas da página 3, a editoria de cultura abre o Jornal da Chapada com dicas de livros, de música e tudo o que aconteceu no mundo do cinema. Também há curiosidades nas curtas das páginas 11, 14 e 15. Na página 11 ainda tem as matérias de políticos da região, que cobram melhorias para a Chapada Diamantina e falam de suas administrações.

Antes, nas páginas 2 e 5, os nossos colaboradores e editores expõem suas opiniões sobre os mais variados assuntos. Nesta edição, não deixe de conferir as colunas Em Sintonia, Uma Segunda Opinião, Nossa Editora e Opinião, que estão recheadas de novidades no cenário político da Chapada Diamantina, da Bahia e do Brasil. A coluna Pra Acabar, também de curtas, está agora com títulos e sempre diz muito, confira na página 11.

Mantendo seu compromisso com o social e principalmente com a sociedade chapadeira, o jornal traz mais denúncias envolvendo prefeitos da região. Dessa vez, o gestor de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), é denunciado por quatro vereadores por ter tido uma evolução patrimonial de 5000% de 2008 para 2012. Ricardo Pimentel (PROS), Roberto Almeida (PT), Nilton Mandinga (PSDB) e Carlos Tanajura (PSC) enviaram amplo material ao Jornal da Chapada com sérios indícios de desvio de dinheiro público e discrepâncias em declarações de bens à justiça eleitoral.

Além dessas denúncias, o gestor está respondendo na Justiça mais de 50 ações, e já existem outras dezenas de investigações do Ministério Público da Bahia e do Ministério Público Federal demonstrando que ele vem fraudando licitações e documentos públicos, desviando dinheiro público e enriquecendo ilicitamente. As matérias envolvendo as denúncias contra o prefeito progressista, inclusive a de capa, estão nas páginas 12 e 13. Em textos de apoio, o leitor confere ainda ações contra o gestor no Tribunal da Justiça da Bahia.

Na página 14, os textos são voltados para os poderes Legislativo e Judiciário. Nesta edição, o jornal comenta como anda o ambiente na Assembleia Legislativa, no Tribunal de Contas do Estado, no Congresso Nacional e no Tribunal de Justiça da Bahia. Também traz informações sobre regularização do título de eleitor, e sobre a antecipação do Mutirão Nacional do Júri para julgar crimes contra a vida.

Datas comemorativas dos meses de janeiro e fevereiro são: 1º/01 – Dia da Fraternidade Universal; 06/01 – Dia de Reis; 07/01 – Dia do Leitor; 08/01 – Dia do Fotógrafo; 15/01 – Dia do Compositor; 20/01- Dia do Farmacêutico; 21/0 – Dia Mundial da Religião; 24/01 – Dia da Constituição; 27/01 – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto; 31/01 – Dia Mundial da Solidariedade; 1º/02 – Dia do Publicitário; 02/02 – Dia de Iemanjá; 07/02 – Dia do Gráfico; 10/02 – Dia do Atleta Profissional; 16/02 – Dia do Repórter; 19/02 – Dia do Esportista; 20/02 – Dia Mundial da Justiça Social; 24/02 – Promulgação da Primeira Constituição Republicana; 25/02 – Dia da Criação do Ministério das Comunicações; 27/02 – Dia do Livro Didático.

Clique aqui e confira o PDF do jornal impresso…

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas