Ícone do site Jornal da Chapada

Cineasta Eduardo Coutinho é assassinado pelo próprio filho em casa no Rio de Janeiro

coutinho
Eduardo Coutinho | FOTO: Reprodução |

O corpo do cineasta Eduardo Coutinho, assassinado a facadas na manhã de domingo (2) em sua casa, na Lagoa, Zona Sul do Rio, será velado e enterrado nesta segunda-feira (3). O velório está previsto para começar às 10h, na Capela 3 do Cemitério São João Batista, em Botafogo. O enterro foi marcado para as 16h, no mesmo cemitério. O delegado Rivaldo Barbosa, diretor da Divisão de Homicídios, que investiga o caso, disse que o filho do cineasta, Daniel Coutinho, de 42 anos, foi preso em flagrante pela morte do pai. Ele está internado sob custódia na unidade intermediária do Hospital Miguel Couto, na Gávea, também Zona Sul. O paciente está em estado estável, após ter passado por uma cirurgia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Logo após o crime, Daniel bateu na porta de um vizinho, “não concatenando as ideias” nem “falando palavras corretas”, em um aparente surto de esquizofrenia, apontou o delegado. A mãe de Daniel, Maria das Dores Coutinho, de 62 anos, também foi esfaqueada (levou dois golpes de faca nos seios e três no abdômen, além de sofrer uma lesão no fígado) e está internada em estado grave. Ela também passou por cirurgia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o delegado, Maria das Dores se salvou porque conseguiu se trancar em um banheiro após ser golpeada. De lá, ligou para o outro filho do casal, Pedro Coutinho.

“A gente espera que a mãe se recupere para poder esclarecer [o que houve]”, disse Barbosa. O delegado contou que Daniel primeiro golpeou o pai, até matá-lo. Em seguida, atacou a mãe. Ele, então, aplicou dois golpes de faca na própria barriga, foi até a porta do vizinho e pediu para o homem avisar o porteiro sobre o ocorrido. Daniel voltou para o apartamento e ficou lá até a chegada dos bombeiros. “Ele abriu para os bombeiros voluntariamente. O porteiro bateu, ele abriu”, explicou Barbosa, acrescentando que uma vizinha disse ter ouvido gritos.

O Corpo de Bombeiros informou que a chamada para a ocorrência no apartamento de Coutinho foi feita às 11h48 de domingo | FOTO: Reprodução |

‘Libertei meu pai’, disse para vizinho
“Ele [Daniel] dizia: ‘Eu libertei o meu pai, tentei libertar a minha mãe e a mim, mas não consegui’. Ele tentou matar os pais e depois tentou suicídio”, afirmou o delegado. “Ao que parece, não houve briga. Vamos concluir a perícia em 24 horas para saber a dinâmica [ocorrida] dentro do apartamento.”

Barbosa disse não ter dúvidas de que Daniel seja o autor da morte do pai e da tentativa de homicídio da mãe. Além disso, segundo o delegado, o imóvel da família estava revirado. Até agora, a polícia ouviu quatro pessoas, que relataram a dinâmica fora da casa e não apontaram qualquer indício de que houvesse uma pessoa estranha no local do crime.

O Corpo de Bombeiros informou que a chamada para a ocorrência no apartamento de Coutinho foi feita às 11h48 de domingo. Homens do quartel do Humaitá constataram ao chegar ao local que o cineasta já estava morto, e levaram os outros dois feridos para o Hospital Miguel Couto. O corpo do cineasta foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), de onde foi liberado por volta das 21h30 de domingo. O atestado de óbito indica “perfuração contundente” na altura do abdômen, segundo um funcionário da Santa Casa da Misericórdia do Rio. Texto extraído do site G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas