Ícone do site Jornal da Chapada

Eserval Rocha toma posse e é o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia

tj
Posse de Eserval Rocha como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia | FOTO: Manu Dias/GOVBA |

Em cerimônia com a presença do governador Jaques Wagner, o desembargador Eserval Rocha foi empossado nesta segunda-feira (3) presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). A sessão solene aconteceu no salão nobre do Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador. Antes, foi realizada uma homenagem à memória de Ruy Barbosa.

Na oportunidade, foram empossados também os demais membros da nova mesa diretora do TJBA para o biênio 2014/2016: a desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, primeira-vice-presidente, a desembargadora Maria da Purificação da Silva, que responderá pela segunda-vice-presidência, o desembargador José Olegário Monção Caldas, corregedor-geral da Justiça, e a desembargadora Vilma Costa Veiga, corregedora das comarcas do interior.

Participaram da cerimônia desembargadores, juízes, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, de sindicatos, servidores, além de familiares e amigos dos novos integrantes da mesa diretora.

“Todos os tribunais do país, em qualquer atividade, seja ela pública ou privada, enfrentam problemas, e os atores competentes estão tomando as devidas providências, inclusive aqui no Tribunal de Justiça da Bahia algumas atividades já estão em andamento. Defendemos a dinamização dos serviços, a celeridade dos processos. Afinal, todo tribunal tem de ter esta meta, porque a atividade meio não é essencial. É a atividade fim que importa, e temos de entregá-la ao contribuinte da melhor forma possível”, disse Eserval Rocha.

Trajetória
Natural do município de Gentio do Ouro, na Bahia, o novo presidente do TJBA se formou em direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1976 e ingressou na magistratura em 1981, atuando em diversas comarcas do interior. Em Salvador, exerceu a magistratura em juizados especiais e na Corregedoria-Geral da Justiça, sendo promovido ao cargo de desembargador em 2004. Foi presidente do Conselho da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) e da 1ª Câmara Criminal, além de vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no biênio 2008-2009. Assumiu ainda a primeira-vice-presidência do TJBA no biênio 2012-2014 e desde novembro de 2013 era o presidente em exercício.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas