Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Região terá temperatura mínima de 15º neste final de semana

chuva
Segundo a previsão do Inema, mesmo com o enfraquecimento da massa de ar, o calor (típico do verão) também influencia as condições do tempo neste final de semana | FOTO: Reprodução |

A massa de ar quente e seco, que vem influenciando o tempo em grande parte do Brasil, a exemplo da elevação do índice da temperatura e redução da chuva, continua perdendo força e se deslocando para a região Sudeste. Em decorrência disso, a tendência continua sendo de aumento da nebulosidade e da chance de ocorrer chuva em grande parte do estado nos próximos dias. Segundo a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), mesmo com o enfraquecimento da massa de ar, o calor (típico do verão) também influencia as condições do tempo neste final de semana – principalmente nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul -, o que, somado aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, poderá intensificar a chuva.

Como explica o meteorologista do Inema, Heráclio Alves, as maiores chances de ocorrência de chuva serão durante a noite e nas primeiras horas da manhã, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo de Salvador e região metropolitana. Típica do verão, a temperatura continua elevada em toda a Bahia. No entanto, os maiores índices estão previstos para as regiões oeste, São Francisco e norte, onde as máximas deverão oscilar de 34°C a 35°C. Ainda assim, temperatura mais amena também é esperada para algumas regiões do estado, como as áreas serranas da Chapada Diamantina e do sudoeste, onde a mínima poderá chegar aos 15°C.

Maré
Desta sexta-feira a domingo ( 7 a 9), a maré deverá atingir altura máxima entre 10h e 12h e no período das 22h à zero hora, com valores oscilando de 1,5 a 1,8 metro. Já a altura mínima deverá ocorrer entre 4h e 6h e entre 16h e 18h, variando de 0,7 a 1,0 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca com altura máxima podendo alcançar 1,5 metro.

Radiação ultravioleta
Desta sexta a domingo, os índices de radiação ultravioleta (IUVs) deverão variar de 13 a 14, classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na categoria ‘extrema’, o que exige cuidados quanto à exposição prolongada ao sol, principalmente das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para minimizar esses danos, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas