Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Cursos gratuitos têm 5.120 vagas para beneficiários do Bolsa Família

bolsa

Uma longa fila se formou no inicio da manhã desta segunda-feira (10), no Posto Central de Atendimento do Bolsa Família, localizado na Rua Conselheiro Saraiva, 43, bairro do Comércio, em Salvador. As pessoas foram em busca de inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura Municipal em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São oferecidas 5.120 vagas.

Segundo informações da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a fila muito longa foi provocada em razão de um problema no sistema de informática do Posto do Simm, no Comércio, o que fez com que mais de 200 candidatos a vagas dos cursos gratuitos do Pronatec passassem a ser atendidos emergencialmente no posto do Bolsa Família. Ainda de acordo com a secretaria, o problema foi corrigido e, a partir das 10h30, o Simm no bairro do Comércio voltou a atender normalmente os candidatos.

O órgão da prefeitura informou ainda que outro motivo para o atraso no atendimento, no inicio da manhã, foi uma ação da Polícia Militar no Comércio à procura de duas pessoas fugitivas da Justiça. No período da ação, as pessoas atendidas pela secretaria não tiveram acesso às dependências do posto.

Cursos
Os cursos gratuitos de qualificação profissional disponibiliza, a partir desta segunda-feira, mais de 5.120 vagas destinadas a beneficiários do Bolsa Família, pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e seus dependentes, ou que possuem perfil no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). São oferecidas vagas em cursos para mecânico de transmissão manual automotiva, mecânico de freios, suspensão e direção de veículos leves, mecânico de máquinas industriais, eletricista industrial, operador de pá carregadeira, encanador instalador predial, carpinteiro de obras, eletricista de automóveis, mecânico de automóveis leves.

Para realizar a pré-matrícula, os candidatos devem ter entre 16 e 59 anos e precisam comparecer a um dos postos do Simm situados no Comércio – Rua Miguel Calmon, 382; no Cabula – Praça da Mangueira, 84; em Cajazeiras – Estrada do Coqueiro Grande, 1.902 e na Boca do Rio – Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja e apresentar originais do CPF, carteira de identidade, comprovantes de residência e escolaridade, além do Número de Inscrição Social (NIS).

As aulas serão ministras pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas unidades dos Dendezeiros e da Mouraria, a partir de 17 de fevereiro. Segundo o Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, até o final do ano ainda serão ofertadas mais 8.370 em cursos para a capital baiana, totalizando 15 mil vagas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas