Ícone do site Jornal da Chapada

Políticos não atribuem escolha da vice de Rui à chapa de oposição

wagner - eliana e borges
O governador Jaques Wagner, a progressista Eliana Boaventura e o ministro César Borges | FOTO: Vitor Fernandes |

A escolha do nome que vai compor a última vaga na chapa majoritária do pré-candidato ao governo Rui Costa (PT) pode não ter ligação com a formação da chapa da oposição, mas tem levantando a inúmeras especulações de que sim. A decisão do nome cabe ao governador, mas se será uma mulher ou homem, negro ou não é assunto que os políticos continuam opinando e a imprensa especulando. Agora até um gay foi sinalizado por militantes para assumir a vice-governadoria na composição petista – o que foi descartado em seguida.

Jaques Wagner fala sobre a construção da chapa majoritária | FOTO: Vitor Fernandes |

Para o governador Jaques Wagner (PT), essa demora da escolha da vice não tem a ver com a escolha da oposição. “A gente já tinha estabelecido esta data, mas para poder ter tempo de dialogar com todo mundo, mas não tem a ver diretamente com o tempo deles. Acho que cada um tem o seu tempo, a oposição vai, em algum momento, escolher a sua candidatura, mas nossa chapa não tem uma vinculação direta”.

O ministro dos Transportes, César Borges (PR), concordou com o governador de que o fato da oposição não ter ainda uma chapa dificultaria a essa escolha da vice. “Nada a ver. A oposição tomará as suas decisões no momento oportuno, na hora que achar conveniente, nada interfere no processo do outro”.

O ministro César Borges também comentou sobre política | FOTO: Vitor Fernandes |

Vice gay
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Alba, comentou sobre a possibilidade de um gay para compor a chapa de Rui Costa. Em entrevista ao site Bahia Notícias, o parlamentar disse que estão na reta final e a possibilidade de ter um candidato gay não foi debatida. O petista defende que se for um nome do PP sua preferência é por uma mulher: Eliana Boaventura. “Minha torcida é para Eliana Boaventura, que é minha amiga”, completa se referindo a sua postulante a vice-prefeita na eleição de Feira de Santana em 2012.

Eliana Boaventura pode entrar na chapa majoritária como vice de Rui Costa | FOTO: Vitor Fernandes |

A progressista Eliana Boaventura disse que encara essa possibilidade de assumir a vaga de vice com naturalidade. “Não estou fazendo nenhum tipo de movimento para ser a vice. Agora, se isso vier a acontecer, é lógico que eu acho que as mulheres vão se sentir prestigiadas. Temos 52% de mulheres que compõem o eleitorado da Bahia e do Brasil, tem aí a presidente Dilma dando um exemplo de como administrar”. De acordo com Boaventura, não há nenhum tipo de vaidade, nem tentativa de fazer disputa.

“Estamos à disposição, sou um quadro do PP, que também tem os companheiros Mário Negromonte, João Leão, e tantos outros do partido, que se for um desses nomes, nós estaremos com eles e se não for também eu vou estar, seja Marcelo Nilo, ou qualquer outro, nós vamos estar juntos trabalhando”, completa.

Vitor Fernandes

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas