Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de chuva fraca no final de semana na Chapada Diamantina

chuva
Mas são nas localidades mais próximas ao litoral, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, onde essas chuvas são mais esperadas | FOTO: Reprodução |

Neste final de semana, as condições do tempo na Bahia deverão apresentar algumas mudanças em decorrência do enfraquecimento da massa de ar quente e seco, o que favorece o aumento da nebulosidade e das chances de ocorrer chuvas em praticamente todo o estado. Com isso, para as regiões oeste, São Francisco, norte, Chapada Diamantina e sudoeste a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

De acordo com o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a umidade vinda da região Amazônica é outro fator que contribui para intensificar essas chuvas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, especificamente nas regiões oeste e São Francisco. Devido a essa condição, alguns cuidados são recomendados como não se expor em áreas abertas e não se abrigar embaixo de árvores, a fim de evitar acidentes graves.

Para as regiões do nordeste, Recôncavo e sul são os ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico que mais influenciam o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas. São nas localidades mais próximas ao litoral, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, onde essas chuvas são mais esperadas e com maior frequência durante a noite e inicio da manhã.

Temperatura
Mesmo com o enfraquecimento dessa massa de ar, as temperaturas permanecerão elevadas em toda a Bahia, como é típico do verão. Os maiores índices (máximas de até 35°C ) estão previstos para as regiões oeste e São Francisco, enquanto que, os menores índices (mínimas de até 15°C ) são esperados para as áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste.

Maré e radiação
Desta sexta-feira a domingo ( 14 a 16), a maré deverá atingir altura máxima em torno das 4h e 16h, com valores variando de 1,9 a 2,4 metros . Já a altura mínima deverá ocorrer em torno das 10h e 22h, com valores variando de 0,1 a 0,8 metro . As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1 metro.

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) deverão variar de 13 a 14. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), eles estão classificados na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16h. Nesse intervalo de tempo os efeitos danosos à saúde são maiores. Por isso, é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas