Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitos vão se reunir com Wagner para discutir segurança na região

chapada
Encontro preliminar debateu ações para diminuir os índices de assaltos e o tráfico de drogas na região | FOTO: Divulgação |

A segurança pública foi o principal tema debatido na reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD – Chapada Forte), realizado no município de Ibicoara, na sexta-feira (14).

Os prefeitos e prefeitas dos 11 municípios consorciados decidiram, por unanimidade, que após realizarem um diagnóstico da segurança em cada cidade, partirão para uma audiência com o governador do estado, Jaques Wagner, e com o secretário da pasta, Maurício Teles Barbosa, com o objetivo de buscar ações governamentais capazes de diminuir os índices de assaltos e o tráfico de drogas na região. O encontro ainda não tem data definida.

De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, só nos últimos meses o Banco do Brasil de Mucugê foi assaltado duas vezes e os caixas eletrônicos foram explodidos. No dia 26, antes do encontro com o governador, haverá uma reunião com o Cel. PM Carlos Eleutério, subcomandante geral, para discutir o policiamento nos municípios.

Unindo forças
No encontro em Ibicoara, a delegada da 13ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Lorena Braga Magalhães, defendeu a integração de todos os entes envolvidos no combate à violência, sugerindo que aconteça, também, uma reunião regional com representantes das polícias civil, militar e especializada.

“Temos que colocar no papel todas as questões e ver o que é possível realizar. Não vamos conseguir tirar ‘xerox’ de policiais e aumentar o efetivo na necessidade que precisamos. Vamos trabalhar com o que a gente tem na mão, com nossa realidade”, ressaltou a delegada. O tenente-coronel da PM Walter Araújo, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido), e o comandante da 42ª CIPM, major Cléber Oliveira, também participaram do encontro.

Outras discussões
Além da segurança pública, foram debatidos, por mais de 6 horas, os planos municipais de saneamento básico e de resíduos sólidos, além do plano de carreira dos professores. A criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD), uma proposta do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), que também participou do encontro, e as ações de ampliação de turismo e o Projeto Segunda Água também tiveram destaque.

O consórcio
Integram o Consórcio Chapada Forte os municípios de Andaraí, Ibicoara, Mucugê, Nova Redenção, Iraquara, Iramaia, Boninal, Seabra, Palmeiras, Itaetê e Lençóis. A próxima reunião do consórcio está marcada para o dia 28 de março, em Seabra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas