Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Hemoba divulga campanha e entra no ritmo do carnaval

sangue
Doação de sangue | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) acaba de lançar a sua campanha de carnaval. Com o tema “Precisamos de todos vocês”, a ideia das peças publicitárias em 2014 é convidar os foliões e não-foliões a doar sangue antes da festa, para garantir a alegria de todo mundo durante a folia. O período de carnaval na Bahia é marcado por um aumento substancial do número de visitantes em todo o estado. De acordo com informações encaminhadas ao Jornal da Chapada, isso significa que a Hemoba precisa se preparar para garantir os estoques de sangue nas unidades de Saúde Pública da capital e do interior.

“Sabemos que a questão da doação de sangue é, sobretudo, uma questão de ação conjunta do governo do estado juntamente com a mobilização da sociedade civil nos seus mais variados segmentos. É uma questão de disseminar a cultura da doação de sangue na população, desmistificado e tornando o ato da doação uma atividade corriqueira e simples. É isso que a Hemoba tenta fazer com suas campanhas ao longo dos anos e conta sempre com a parceria de toda a imprensa, em um esforço de equipe, para atingir o maior número possível de pessoas com a nossa mensagem”, destaca texto enviado ao Jornal da Chapada.

Confira o vídeo de divulgação da campanha:

Ainda de acordo com as informações, a Hemoba tem operado com uma média de 150 candidatos ao dia no Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama, em Salvador). “Ainda existe um déficit de cerca de 30% em relação à quantidade ideal de candidatos, mas estamos trabalhando para que esse número cresça até o fim do ano, contando sempre com a mobilização da população baiana”, afirma a publicação da Fundação. Para os coordenadores, o ideal é estimular a doação voluntária de sangue, que é aquela doação espontânea. “É uma experiência gratificante para quem doa e, geralmente, quem passa por essa experiência, torna-se um doador fidelizado, fazendo da doação de sangue uma rotina prazerosa e benéfica a milhares de pessoas”.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE.
1- Sentir-se saudável.
2- Ter entre *16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem apresentar autorização por escrito dos pais ou representante legal)
3- Pesar acima de 50 kg.
4- Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO:
1- Nunca vá doar sangue em jejum (sem se alimentar).
2- Durma no mínimo 6 horas.
3- Não ingira bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
4- Não fume por pelo menos 2 horas.
5- Evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas.

QUANTO AO NÚMERO DE DOAÇÕES:
Homens: podem doar até 4 vezes ao ano, observando um repouso de 60 dias.
Mulheres: podem doar até 3 vezes ao ano, observando um repouso de 90 dias.

E APÓS A DOAÇÃO, O QUE FAZER?
Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente.
Não fumar nas primeiras 4 horas.
Não praticar esportes radicais ou atividade de risco.
Manter o curativo no local da punção por 4 horas.

O QUE ACONTECE COM O SANGUE DOADO?
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasmas, etc.), assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Esses componentes são encaminhados aos hospitais públicos do estado da Bahia a fim de atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Hemoba em Itaberaba
UCT- Itaberaba- Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n.600, ao lado do HR tel: 3251- 2575

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas