Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Lençóis testa sistema de controle de hospedagem e divulga balanço anual

lençóis
A cidade turística de Lençóis (BA) registrou média de ocupação anual de 72,7% nos feriados | FOTO: Reprodução/Bocapio |

Acompanhar em tempo real a ocupação hoteleira em períodos de grande movimentação, como o feriado de Carnaval que se aproxima. Esse é um desejo de muitos gestores do turismo e que já é realidade em Lençóis, na Chapada Diamantina. A Secretaria de Turismo do município implantou em 2013 o sistema de Controle de Hospedagem e divulga nesta quarta-feira (19), o primeiro balanço anual de ocupação na rede hoteleira: a média foi de 72,7% nos feriados. Outra novidade é que turistas poderão consultar pela internet onde ainda existem vagas em hotéis, pousadas e campings da cidade para o Carnaval.

De maneira simples e rápida, por meio do software online Controle de Hospedagem, o turista tem acesso ao nome e telefone do estabelecimento, número total de quartos e taxa de ocupação de cada um dos meios de hospedagem. “A proposta é compartilhar esta ferramenta com empresários e turistas e oferecer informações frequentes sobre os locais que ainda tem vaga ou não”, explica a secretária de Turismo do município, Michelle Nonato.

Entre os períodos analisados no ano passado, o Festival de Lençóis registrou a maior taxa de ocupação (94,7%), seguido do Réveillon (86,3%), Proclamação da República (78,5%), São João (63,5%) e Semana Santa (53,9%). “Antes do Controle de Hospedagem, não tínhamos dados sobre a ocupação real nos estabelecimentos em períodos de grande demanda como alta temporada, eventos e feriados. No ano passado, disponibilizamos um link para consulta pública com informações sobre os meios de hospedagem que ainda possuíam vagas durante o Festival de Lençóis, o que ajudou bastante os visitantes de última hora”, conta Nonato. “A utilização do sistema em 2014, irá permitir análises comparativas e ajudará no planejamento de ações estratégicas de promoção e comercialização do destino”, completa.

Criado pela Bocapio Comunicação & Tecnologia, startup voltada para inovação tecnológica em áreas turísticas, o software Controle de Hospedagem foi desenvolvido para registrar e acompanhar o fluxo de turistas em pousadas, campings, hotéis e casas de aluguel do município. “Com esta ferramenta, é possível gerar estatísticas sobre a taxa de ocupação em qualquer período, aumento ou decréscimo do número de turistas em comparação com períodos anteriores por estabelecimento, distribuição da massa de turistas por estabelecimento, dentre outras”, explica Lucas Miranda, diretor de tecnologia da empresa.

O software está em fase de teste desde março do ano passado na cidade de Lençóis (BA), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. “Como segunda etapa, é possível integrar este software com outros, tais como Facebook, sistemas utilizados nos hotéis e pousadas e também com outras cidades da região”, adianta Miranda.

As informações são geradas pelo Controle de Hospedagem | FOTO: Reprodução |

Períodos com menor taxa de ocupação merecem atenção especial
Através das estatísticas do ano passado, por exemplo, já é possível prever atenção especial para a Semana Santa, que teve os mais baixos índices de ocupação. “Os dados inseridos no sistema geram informações fidedignas essenciais para o planejamento do turismo no município e para o desenvolvimento de um bom trabalho do poder público e do trade”,declara a Secretária.

Para seu Edvaldo Pereira, o feriado prolongado junto com Tiradentes deve ajudar a aumentar as vendas. “Mas, para ajudar, também estamos oferecendo pacotes com preços razoáveis”, explica. Romarco Cavalcanti, da Pousada Bons Lençóis, por sua vez, aposta nas promoções de última hora para atrair o cliente. “O pacote já está pronto, mas caso sobrem vagas próximo à data, daremos um desconto no valor da diária para preencher todos os quartos”, conta. Os dois estabelecimentos estão entre os que registraram a maior média de ocupação no ano passado, segundo a pesquisa. Com informações da Bocapio Comunicação & Tecnologia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas