Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Heber se preocupa com o aumento do número de auxílio-doença por conta do alcoolismo

heber
O vereador do PSC, Heber Santana | FOTO: Reprodução/Bocão News |

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o alcoolismo é o principal motivo de pedidos de auxílio-doença por transtornos mentais e comportamentais por uso de substância psicoativa. O dado preocupou ainda mais o vereador Heber Santana (PSC) que reforça a necessidade de uma discussão urgente sobre o tema, já que, conforme dados pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, Salvador é a capital com maior consumo abusivo de álcool.

“Temos dados do INSS, mas sabemos que no nosso País muitos trabalhadores não contribuem com o setor, inclusive aqueles que atuam no mercado informal e são autônomos, portanto podemos afirmar que esse número tende a crescer muito. E consequentemente as pessoas que não contribuem não tem direito ao auxílio e consequentemente o tratamento é mais difícil”, preocupa-se o edil.

Conforme Heber, que é autor da Lei número 33/2013, que proíbe a realização de eventos tipo open bar, a questão deve ser analisada o quanto antes por toda a sociedade. “O problema não é apenas a ingestão, mas a quantidade que se ingere, principalmente os jovens que estão bebendo cada vez mais cedo”, completa o vereador.

O número de pessoas que precisaram parar de trabalhar e pediram o auxílio devido ao uso abusivo do álcool teve um aumento de 19% nos últimos quatro anos, ao passar de 12.055, em 2009, para 14.420, em 2013. “Por isso acho fundamental não existir o incentivo para a bebida como acontece nas festas tipo open bar”, conclui Heber.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas