Ícone do site Jornal da Chapada

Novo vírus de computador propaga-se da mesma forma que a gripe, pelo ar

vírus
O chamado Chameleon usa redes Wi-Fi para alcançar as suas vítimas | FOTO: Reprodução |

Investigadores da Universidade de Liverpool criaram um vírus de computador que se comporta de forma semelhante ao da gripe, propagando-se pelo ar, sem sequer depender de um computador para isso. Chamado «Chameleon», ele usa redes Wi-Fi para alcançar as suas vítimas. O Chameleon não fica alojado no PC, mas sim no ponto de acesso, recolhendo informações de qualquer um que passar por ela. E é inteligente o suficiente para ignorar sistemas muito bem protegidos, assim, sempre que se depara com informações criptografadas, o malware não se ocupa em descobri-la, passando para o próximo alvo.

Alan Marshall, professor de segurança de rede da Universidade de Liverpool, explicou ao Mashable que o vírus não afeta a forma como os dispositivos se comportam, ele só recolhe e envia as informações contidas neles. Para isso, usa as máquinas para chegar a outras redes Wi-Fi e continuar a propagar-se. Tal qual uma gripe, ele atua mais rapidamente em regiões mais populosas.

Como o Chameleon fica alocado no ponto de acesso, e não num computador, smartphone, tablet, as soluções convencionais de segurança não são capazes de combatê-lo. A boa notícia é que o vírus existe somente num laboratório, onde os investigadores já trabalham para criar uma “vacina”. Extraído do Brasília em Pauta.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas