Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Assentamento em Iramaia recebe obras de recuperação de aguadas

iramaia
Obras de recuperação e limpezas de aguadas são iniciadas e beneficiam 1,2 mil famílias assentadas | FOTO: Reprodução |

Cinco assentamentos baianos já estão com obras de limpeza e recuperação de aguadas em andamento, o que beneficiam 1,2 mil famílias. Essas áreas estão situadas em três municípios que foram decretados em situação de emergência devido à estiagem. Toda a intervenção abrangerá 22 áreas de reforma agrária onde vivem 3,5 mil famílias. O investimento do governo federal é de R$2,8 milhões para a execução das obras.

O objetivo é de que aguadas possam acumular água das chuvas para o consumo das criações, evitando prejuízos ao agricultor que convive nas regiões mais secas. O superintendente regional do Incra/BA, Gugé Fernandes, esclarece que as obras devem ser concluídas até julho deste ano. “As famílias beneficiadas agora terão como captar água no período chuvoso, evitando a perda da produção causada pelas grandes estiagens, sobretudo em regiões semiáridas”, destaca.

Obras
Um dos assentamentos beneficiados é o Boa Sorte Una, localizado em Iramaia. Trata-se da maior área de reforma agrária do território de identidade Vale do Jiquiriçá e uma das maiores do estado com 17,4 mil hectares onde residem 475 famílias de trabalhadores rurais. Só no Boa Sorte Una são 11 aguadas com capacidade acumular 1,1 milhão de litros d’água. Em Boa Vista do Tupim, no território de identidade Piemonte do Paraguaçu, as áreas de reforma agrária Barra Verde e Beira Rio também estão com obras em andamento. Já em Vitória da Conquista, as aguadas também estão sendo recuperadas e limpas nos assentamentos Lagoa Caldeirão e Mutum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas