Ícone do site Jornal da Chapada

Verão termina com temperatura elevada e pouca chuva na maior parte da Bahia

sol
Nas regiões norte, Chapada Diamantina e sudoeste, a massa de ar quente atua com maior intensidade | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo, neste último final de semana do verão, continuam influenciadas pela massa de ar quente e seco, o que favorece a redução da nebulosidade e da chance de ocorrer chuva, além de manter a temperatura elevada na maior parte da Bahia, conforme a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Nas regiões oeste, São Francisco e nordeste, onde deverão ser registrados os maiores índices de temperatura do estado, com máxima podendo chegar aos 34°C , a previsão é de céu parcialmente nublado. A temperatura alta associada à umidade poderá provocar chuva fraca no nordeste e oeste baiano.

Já nas regiões norte, Chapada Diamantina e sudoeste, a massa de ar quente atua com maior intensidade, deixando essas áreas com predomínio de céu parcialmente nublado a claro. Mesmo com temperatura elevada na maioria das regiões, para o período da noite ainda estão previstos baixos índices (com mínima de até 16°C ) nas áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste.

Segundo o Inema, nas áreas próximas ao litoral do Recôncavo e sul, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que permanecem influenciando as condições do tempo, deixando o céu parcialmente nublado com chuva fraca. Esta é a mesma previsão para Salvador e região metropolitana, onde a chuva será mais frequente no início da noite e nas primeiras horas da manhã, quando a temperatura deverá oscilar entre mínima de 23ºC e máxima de 32ºC.

Maré
Desta sexta-feira a domingo (14 a 16), a maré deverá atingir altura máxima em torno das 3h e 15h, variando de 1,8 a 2,4 metros. Já a altura mínima deverá ocorrer em torno das 9h e 21h, oscilando de 0,1 a 0,4 metro . As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo atingir 1,5 metro .

Radiação ultravioleta
O verão termina com Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) elevados, como pode ser observado na previsão para este final de semana, variando variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados na categoria ‘extrema’, o que exige mais atenção quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente das 10 às 16h. Para minimizar os danos à saúde é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas