Ícone do site Jornal da Chapada

Editorial: Com as vozes que vão às ruas

capa
Parte superior da nova edição do Jornal da Chapada, já disponível em formato online | FOTO: Jornal da Chapada |

Mais uma edição do Jornal da Chapada vai às ruas, assim como vão para as ruas os manifestantes. Sem trocadilhos com pouca graça, o periódico impresso chega à sua 142ª edição com a mesma linha editorial que o consolidou como o jornal de maior credibilidade da Chapada Diamantina e região, conferindo, inclusive, dois prêmios por institutos de pesquisas. A publicação chega às bancas e aos seus assinantes com seu tradicional formato standard com dois cadernos de oito páginas cada: metade colorida e a outra preta e branca. Os textos já começam a se adequar ao cenário político com a aproximação das eleições gerais.

Leia também:
Disputa pelo governo acirra ânimos na pré-campanha entre partidos na Bahia

Entretanto, antes ainda tem a Copa do Mundo, e o Jornal da Chapada é Brasil no maior evento do futebol mundial. Todos os holofotes estarão votados para o país, e, assim como foi nas outras edições, protestos devem ser ouvidos do Oiapoque ao Chuí, dos pampas aos seringais. De norte a sul do Brasil, a opinião do brasileiro deve ecoar mundo a fora. Por isso, nesta edição, o periódico faz um relato dos assuntos que norteiam a prévia das manifestações, como as eleições gerais de outubro e o cenário político para a pressão das ruas com a Copa. Os artigos podem ser conferidos nas páginas 2, 5 e 14.

Leia também:
Chapada: Promotor de Lençóis visita escola em Tanquinho a pedido de vereadores

A matéria de capa traz um relato completo do cenário político da sucessão estadual. O Jornal da Chapada fez uma compilação de dados e narra um texto objetivo e carregado de depoimentos das figuras políticas que estão ou estavam envolvidas no processo, já que o cenário muda todo dia. Sem exagero. O prazo estabelecido, por exemplo, pela oposição, foi dia 31 de janeiro e até o fechamento desta edição nada tinha sido resolvido. O prazo da situação para escolher a última vaga (vice-governador) era até o carnaval, mas também nada foi resolvido e nem a participação de uma mulher foi descartada, mas há a chance de um deputado federal do PP ser o escolhido. Confira a matéria completa na página 11.

A edição 142 também traz denúncias de vereadores dos municípios de Itaetê, Nova Redenção e Lençóis. As administrações públicas desses locais estão sendo acusadas de malversação do erário e uma série de irregularidades. Os textos de denúncias estão nas páginas 10, 14 e 16. Também tem a narrativa do caso de falsidade ideológica envolvendo o prefeito de Itaberaba e outras três pessoas. Finalmente o gestor compareceu a uma audiência, mas não adiantou muito, já que ele permaneceu calado todo o tempo. Esse texto está na página 9.

Leia também:
Chapada: Vereadores denunciam prefeita de Itaetê ao TCM e ao Ministério Público

Os textos especiais da edição trazem os detalhes e a situação política de municípios como Itaetê, Iramaia, Ibicoara e Boa Vista do Tupim, que decidiram apoiar a pré-candidatura do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), além da entrevista com o parlamentar, que foi realizada pela reportagem do Jornal da Chapada no início do mês de fevereiro. Esses textos estão nas páginas 12, 13 e 15. Também temos as famigeradas curtas de política que ficam na página 6 e vai ter muita gente se surpreendendo com os “foguetinhos” desta edição.

Sem falar na página 3, dedicada à editoria de cultura, que traz um relato do filme “12 anos de Escravidão”, ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2014. A película é um golpe profundo na nossa alma branca, dominada pelo ódio contra os negros. É, sobretudo, um filme que reflete e faz sentir o peso do domínio mentecapto do branco, que perdura de forma silenciosa e grosseira até os dias de hoje. Nesta edição, excepcionalmente, não divulgaremos as datas comemorativas, voltamos na próxima edição com a lista.

Confira arquivo em PDF da nova edição do Jornal da Chapada clicando aqui.

Redação do Jornal da Chapada
www.jornaldachapada.com.br

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas