Ícone do site Jornal da Chapada

Inema realiza seminário e caminhada para comemorar Dia da Água

água
| FOTO: Reprodução/Codevasf |

Para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) realiza, nos dias 21e 22 de março, uma programação especial, com seminário e caminhada, para promover o debate e a reflexão sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, a importância dos rios urbanos e o cuidado com a água nas atitudes cotidianas, visando mudanças de comportamento para um futuro mais sustentável. Os eventos são abertos ao público e conta com a organização da Associação de Servidores do Inema (ASCRA).

No primeiro dia (21) será realizado, às 9h, na Fundação Luis Eduardo Magalhães/FLEM, o seminário ‘Governança das Águas na Bahia’, com palestras abordando a gestão dos recursos hídricos de maneira a garantir seus múltiplos usos, econômicos e sociais. A abertura das comemorações vai contar com a participação do Secretário da Sema, Eugênio Spengler, da Diretora Geral do Inema, Márcia Teles, e de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), da Universidade Federal da Bahia, além de outros convidados.

As apresentações abordam temas como: Expectativa sobre a Gestão dos Recursos Hídricos, Estruturação dos Planos de Bacia, Outorga e Enquadramento, Cobrança pelas Águas, dentre outros. Já no dia 22 acontece no Parque Metropolitano de Pituaçu, a partir das 8h30, a caminhada Cortejo pelas Águas com o objetivo de promover conscientização pelo uso racional das águas.

Realizado anualmente, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na data de publicação da Declaração Universal dos Direitos da Água, dia 22 de março de 1992, que determina ações e objetivos coordenados internacionalmente para a melhoria na disponibilidade hídrica e saneamento. A cada ano, a instituição escolhe um tema relacionado ao importante bem natural, para ser discutido em todo o mundo. Este ano, a ONU propõe o tema “Água e Energia”, alertando para a importância da água para a geração hidrelétrica, nuclear e térmica.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas