Ícone do site Jornal da Chapada

Roteiro: Cidade Sagrada ganha versão online na Saraiva; autor comemora publicação

livro
A publicação foi lançada em 2006 e agora ganha versão digital | FOTO: Reprodução |

Em 2006, a obra Cidade Sagrada ganhou o pódio nas principais livrarias de Salvador, e se tornou um grande referencial na literatura baiana. Na época, foi publicado pelo Governo da Bahia, através da Secretária da Cultura e Turismo. Agora, acompanhando a era digital, o livro ganha sua versão de e-book, sendo lançado pela Editora Saraiva no dia 21 de fevereiro, através da Publique-se!, empresa da Saraiva voltada à publicação de livros digitais.

O autor baiano Luis Carneiro comemora o alcance que o livro terá em todo país com este novo formato, “por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da internet, o livro pode ser comprado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil de forma mais econômica e acessível”.

Cidade Sagrada é uma descrição histórica que tem como panorama o cenário cultural e religioso da capital baiana. Na obra, Luis Carneiro narra um aglomerado de ideias com sensibilidade e percepção desta terra, que traz dentro de si mistérios que jamais serão revelados pela ciência, pois, segundo ele, “Salvador é uma cidade metafísica, está além da percepção humana, poucas pessoas têm a sensibilidade de perceber este mistério, mas quem conhece se apaixona e volta sempre”.

O livro é um resgate da cultura de Salvador, onde o autor homenageia muitos filhos ilustres, como Gregório de Mattos, Ruy Barbosa, Castro Alves, Junqueira Freire, Sosígenes Costa, Afrânio Peixoto, Jorge Amado, Dias Gomes, Glauber Rocha e outros filhos que também escreveram e evocaram o nome desta terra para o cenário mundial. A narrativa da obra começa com as Grandes Navegações, passando pelas Capitanias Hereditárias até a fundação de Salvador, com a chegada de Tomé de Sousa em 1549.

“A partir daí o livro ganha este foco, da cidade enquanto capital baiana, e segue com seu relato histórico de uma forma mais dialética, mais questionativa até os dias atuais”, descreve o autor, em entrevista ao Jornal da Chapada. A obra discerne fatos e descreve paisagens com uma sutileza que caracteriza seu jeito literário. É como se o autor quisesse escrever para todas as classes, credos e culturas. É um livro para todos, de fato uma grande obra.

Perfil
Luis Carneiro nasceu na Fazenda Mourinho, município de Boa Vista do Tupim. O autor é formado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Além de escritor é também radialista profissional, publicitário e professor de filosofia, onde atualmente leciona no Colégio Estadual Lauro Farani, no município de Iaçu, na Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada – edição 142

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas