Ícone do site Jornal da Chapada

Mapa Musical da Bahia ultrapassa 700 artistas mapeados

etapa
Segunda etapa de cadastramento vai ampliar conteúdos disponíveis em ações de difusão da música produzida no estado | FOTO: Reprodução |

Entre os meses de agosto e dezembro do ano passado, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), recebeu inscrições da edição 2013 do Mapa Musical da Bahia. Neste segundo ano da iniciativa, estruturada com o objetivo de mapear, reconhecer e difundir a diversidade da música produzida no estado, mais 198 artistas apresentaram seus trabalhos autorais através da apresentação de 372 obras, unindo-se aos 518 nomes já cadastrados no ano de lançamento do projeto – um mapeamento que agora então contabiliza 716 pessoas atuantes na música baiana.

Estes conteúdos servem de base para o planejamento de programas que incentivem o desenvolvimento do setor, além de desdobramentos em ações de difusão para uma seleção dos trabalhos inscritos, iniciadas com o Portal Mapa Musical da Bahia, no ar desde 2013 no endereço www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical. Neste site, internautas têm acesso a um panorama da música baiana contemporânea, podendo também conhecer informações sobre os artistas e dados resultantes do projeto. As obras selecionadas também têm sido apresentadas em programas veiculados desde fevereiro passado na Rádio Educadora FM Bahia, aos finais de semana, nos intervalos da programação, destacando um artista a cada edição.

Assim como ocorreu na primeira fase do Mapa Musical, uma comissão de especialistas avaliou os trabalhos inscritos em 2013 para seleção daqueles que serão inseridos na rádio online, produto principal do Portal. A lista dos selecionados pode ser consultada no site da Funceb: www.fundacaocultural.ba.gov.br. Desta vez, a comissão foi composta por Cassio Nobre, músico, compositor, produtor musical, etnomusicólogo e coordenador de Música da Funceb; Lisia Carvalho Lira, produtora cultural, especialmente interessada nas culturas negras e de rua; Luciano Matos, jornalista, produtor cultural e DJ; Nancy Viegas, cantora, compositora, pesquisadora e produtora cultural; e Tiago Melo de Carvalho, músico, compositor, arranjador e produtor. Em breve, novas atualizações do Mapa Musical da Bahia e seus produtos serão anunciadas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas