Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Final de semana de calor na região, mas chove em grande parte da Bahia

sol
A massa de ar quente e seco (mesmo enfraquecida) continua predominando nas regiões norte e nordeste da Bahia, deixando o céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas | FOTO: Reprodução |

Nos próximos dias, as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas pelos elevados índices de temperatura e umidade do ar, o que deverá manter o céu encoberto e chuvoso em grande parte do estado. Além do calor – típico do início do outono -, nas regiões oeste, São Francisco e parte da Chapada Diamantina e sudoeste, a umidade vinda da região Amazônica pode intensificar as chuvas. Na região Sul, a umidade proveniente do Oceano Atlântico será a principal responsável por essas chuvas. Em algumas localidades da região oeste e do São Francisco também há possibilidade de chuvas acompanhadas de trovoadas, principalmente no final da tarde e durante a noite.

A massa de ar quente e seco (mesmo enfraquecida) continua predominando nas regiões norte e nordeste da Bahia, deixando o céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas. No entanto, a partir de domingo (30), chances aumentam, principalmente, na região norte. Mesmo perdendo força, a atuação da massa de ar mantém nessas regiões as temperaturas mais elevadas do estado, com máximas podendo chegar aos 35°C . Para o Recôncavo, o tempo continua sob a influência dos ventos úmidos, que sopram do Oceano Atlântico, deixando o céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e em áreas isoladas.

Capital
A maior chance de ocorrência de chuvas é para as localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas devem oscilar entre 22ºC (mínimas) e 32ºC (máximas).

Maré e radiação
Entre sexta-feira (28) e 30, a maré deve atingir altura máxima nos períodos entre 1h30 e 3h30 e entre as 13h30 e 15h30, com valores variando de 2,0 a 2,7 metros . As alturas mínimas deverão ocorrer nos períodos entre 7h30 e 9h30 e entre as 19h30 e 21h30, com valores variando de 0,1 a 0,3 metro . A previsão é de ondas com agitação fraca e altura máxima podendo chegar a 1,5 metro .

O outono é uma estação que nas primeiras semanas tem características do verão, com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas e de curta duração. Já no final da estação, as características se assemelham as do inverno, com temperaturas mais amenas e com poucas chuvas. Em ambas, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) são elevados.

Neste final de semana devem variar de 11 a 13, sendo classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, pois é nesse intervalo de tempo que os efeitos danosos à saúde são maiores. Por isso, a recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas