Ícone do site Jornal da Chapada

Enfrentamento à violência e cursos de formação envolvem mulheres em Uruçuca

meninas
A deputada Ângela Sousa com a prefeita Fernanda Silva e a secretária Lúcia Barbosa | FOTO: Ascom SPM |

O município de Uruçuca é um dos 116 que assinaram o Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – ação do governo do estado, que pretende reduzir os índices de violência contra a mulher na Bahia. De acordo com a prefeita Fernanda Silva (PT), a intenção deste pacto é auxiliar a execução de políticas públicas entre os poderes municipais, estadual e federal. “No evento de assinatura deste documento, semana passada, conhecemos dados alarmantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [Ipea], que forma divulgados em 2013. E a Bahia está em segundo lugar entre os estados brasileiros em número de feminicídio [mortes em conflitos de gênero], 9,8 a cada 100 mil mulheres”, informa a gestora ao lado da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa.

Ainda de acordo com os dados do Ipea, a Bahia perde apenas para o Espírito Santo, com 11,24 assassinatos. Já o Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, aponta que a Bahia é o sexto colocado em relação a homicídios femininos em ambiente doméstico e familiar. “Temos que reduzir esses índices de agressões às mulheres que são socialmente vulneráveis e o governo vem auxiliando nisso. Aqui em Uruçuca, por exemplo, além do pacto assinado ainda temos o andamento do projeto Trilha Para Mulheres, que oferece vagas para cursos de qualificação voltados para o mercado de trabalho”, completa Fernanda Silva, se referindo a 60 vagas oferecidas no município.

As inscrições para os cursos estão abertas desde o dia 18 de março e vai até 3 de abril. Segundo a gestora petista, podem se inscrever mulheres de 16 a 29 anos, desempregadas, que estejam matriculadas na rede púbica de ensino, frequentando regularmente o ensino médio ou cursos de educação de jovens e adultos ou que tenham concluído o ensino médio. As interessadas devem procurar a Secretaria de Ação Social da prefeitura para realizar as inscrições.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas