Ícone do site Jornal da Chapada

Vídeo: Terremoto atinge Chile e gera alerta de tsunami na costa da América Latina

terremoto
TV Chilena produz gráfico do terremoto e aponta área da costa do pacífico com alerta de tsunami | FOTO: Reprodução |

Um forte terremoto atingiu a costa do norte do Chile nesta terça-feira (1) e gerou um alerta de tsunami para toda a costa do Oceano Pacífico na América Latina. De acordo com informações da BBC Brasil, o terremoto foi considerado raso, porque ocorreu a dez quilômetros de profundidade. Seu epicentro foi a 86 quilômetros a noroeste da região de mineração de Iquique e a dez quilômetros de profundidade. A região vinha experimentando uma série de terremotos de intensidade média nas últimas semanas. Com 8,3 graus de magnitude, foi o mais poderoso registrado neste ano no mundo de acordo com o serviço de monitoramento geológico dos Estados Unidos. O tremor durou dois minutos. Até o momento, não há informações sobre feridos ou vítimas.

Confira vídeo do terremoto no Chile:

Evacuação
O governo ordenou que as áreas costeiras do norte do país sejam evacuadas por causa do risco de tsunami. Segundo a agência Reuters, o escritório nacional de emergências do chile informou que uma onda de até 1,8 metro de altura pode chegar à cidade de Pisagua 44 minutos depois do terremoto. “Um terremoto forte como esse pode gerar uma grande onda que chega a uma costa próxima em alguns minutos e nas costas mais distantes em questão de uma hora”, disse o porta-voz do centro chileno.

Em 2010, um terremoto de 8,8 graus de magnitude gerou uma tsunami que gerou grande destruição em várias cidades costeiras do país | FOTO: AFP |

No último mês, o mesmo ocorreu depois que um terremoto com 6,7 graus de magnitude atingiu a mesma região do país e 100 mil pessoas tiveram que deixar a área. Em 2010, um terremoto de 8,8 graus de magnitude gerou uma tsunami que gerou grande destruição em várias cidades costeiras do país e matou centenas de pessoas. Situado na região conhecida como Cinturão de Fogo do Pacífico, o Chile é um dos países com mais atividade sísmica no mundo. As informações são da BBC Brasil.

Confira reportagem da TV Chilena:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas