Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitos do PSB na região declaram apoio ao petista Rui Costa

lenise
Os prefeitos de Andaraí e Iteatê, Lenise Estrela e Wilson Cardoso foram anunciados como apoiadores de Rui Costa | FOTO: Divulgação/Facebook |

Dois prefeitos do PSB na Chapada Diamantina declararam apoio ao projeto do petista Rui Costa para o governo da Bahia, nas eleições de 2014. A informação foi confirmada durante a plenária de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP) da chapa majoritária, encabeçada por Costa, realizada no município de Itaberaba, no sábado (5). Os prefeitos dos municípios de Andaraí e Itaetê, Wilson Cardoso (PSB) e Lenise Estrela (PSB), respectivamente, foram apresentados no evento como apoiadores do PT para o pleito de outubro. O apoio dos gestores seria normal se não fossem por algumas peculiaridades, e uma em especial: eles são do partido da senadora Lídice da Mata (PSB), que disputa o Palácio de Ondina contra Rui Costa.

No caso de Wilson Cardoso, a presidente do seu partido na Bahia, senadora Lídice da Mata, alocou muitos recursos em Andaraí, durante o mandato do gestor – e, como dito, é a candidata ao governo em oposição ao PT. Sem falar, que Cardoso teria participado de uma reunião com Lídice e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato a presidente da República, para selar apoio. Já a prefeita Lenise Estrela, além de ser fiel seguidora do deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB) e irmã de Helder Lopes Campos (guru de sua administração) e diretor de Iluminação da prefeitura municipal de Salvador, administrada hoje pelo líder da oposição na Bahia, ACM Neto (DEM).

Rui Costa terá o apoio do prefeito do PSB, Wilson Cardoso | FOTO: Divulgação/Facebook |

Quando governador do estado, por meio do parlamentar Jutahy, Paulo Souto (DEM), provável candidato das oposições ao pleito de outubro, investiu pesado no município de Itaetê. Aliás, as relações políticas da prefeita Lenise Estrela são assuntos do momento na Chapada Diamantina. O comentário local é que a gestora está em baixa com os seus munícipes pela forma truculenta e irregular de administrar. Ela tem também confundido a cabeça de seu eleitorado, e já levou até o momento em seu município os deputados estaduais Adolfo Viana (PSDB), Rodrigo Ita (PSB) e Marcelino Galo (PT), além do federal Acelino Popó (PRB).

Essas questões são situações corriqueiras no interior, tanto que até prefeitos da base do governo de Jaques Wagner também já teriam dito que não vão mexer uma palha para eleger Rui Costa. Outro caso curioso é o apoio da prefeita de Mucugê, Ana Medrado (PP), que surpreendeu pela relação histórica e de amizade que mantém com o provável candidato da oposição Paulo Souto. Durante os mandatos de Souto, ele investiu muito na administração de Ana Medrado, e Mucugê era sua parada obrigatória para o lazer.

Deninha Fernandes
Editora chefe do Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas