Ícone do site Jornal da Chapada

TVE: Pola Ribeiro é o entrevistado do Perfil e Opinião desta quarta-feira

pola
O ex-diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, Pola Ribeiro, durante entrevista para a TVE | FOTO: Marjorie dos Anjos |

O ex-diretor geral do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia Pola Ribeiro, é o entrevistado de Denny Fingergutt no programa Perfil & Opinião, que irá ao ar na quarta (9), às 21h, na TVE Bahia, com reprises no sábado (12), às 8h e no domingo (13), às 15h30. No programa, Pola Ribeiro fala sobre sua trajetória de sete anos à frente do IRDEB, como sua vivência no mundo do cinema e das artes em geral o formou como administrador e sobre os rumos da comunicação pública na Bahia.

Sobre Pola Ribeiro
Pola Ribeiro é natural de Salvador e sempre teve o cinema como sua forma de interagir com o mundo, como meio de comunicação e expressão e sempre como processo de investigação e conhecimento. Fortemente envolvido com o cineclubismo, participou de grupos de estudo, foi editor das revistas “Montagem” e “Cinema Livre” e colaborador do jornal revista “Cine Olho”.

Fez direção artística de shows musicais, tendo sido premiado com o Troféu Caymmi de “Melhor Direção Artística” e “Melhor Show” pelo trabalho em “A Voz do Brasil”, da cantora paraibana Cida Lobo. Participou como produtor e assistente de direção em produções profissionais na área de cinema, ainda na década de 70. Fez direção de televisão em várias campanhas políticas na Bahia, Goiás, Sergipe e Alagoas, tendo recebido o Prêmio Colunista de “Campanha Política” e da peça “Clip Abolição”.

Produziu vários curtas em 35 mm, dirigidos por Edgar Navarro, Fernando Bélens e Araripe Jr., premiados nos Festivais de Brasília, Gramado, Rio de Janeiro, Recife e em vários festivais internacionais. Foi produtor executivo dos longa metragens “3 Histórias da Bahia”, de Araripe Jr., Sérgio Machado e Edyala Iglesias e “Eu me Lembro” de Edgard Navarro.

Foi presidente da Associação Baiana de Cinema – ABACI, conselheiro da Associação Brasileira de Documentaristas – Nacional, presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo – ABCV- ABD 2002/2003, membro do Conselho Consultivo e atualmente é diretor de relações institucionais da entidade (ABCV). Trabalhou na Secretaria de Economia, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Salvador, dirigiu para a Fundação Palmares o vídeo “Axé do Acarajé” e “Candomblé e Ecologia”. Produziu e dirigiu o longa-metragem “Jardim das Folhas Sagradas.

Em janeiro de 2007 assumiu a Diretoria Geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB sob a égide de transformá-la num instrumento do Estado da Bahia para fortalecer e consolidar a complexa atividade audiovisual visando promover a cidadania, diversidade cultural e democracia. Atualmente é também, o Presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas – ABEPEC.Toda a programação da TVE Bahia pode ser acompanhada também através do www.irdeb.ba.gov.br

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas