Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festival do B.E.M leva música e cultura a Lençóis na Semana Santa

lençóis
Quem visitar Lençóis durante a Semana Santa também poderá acompanhar a programação religiosa do município | FOTO: Reprodução/Arquivo |

O município de Lençóis, principal destino da Chapada Diamantina, vai sediar o Festival do B.E.M – Bahia Eco Music, de 18 a 20 de abril. O evento apresentará a baianos e turistas uma mistura cultural, com música e manifestações típicas da região, durante a Semana Santa. A expectativa dos organizadores é que cerca de três mil pessoas participem do festival, aumentando o fluxo de turistas da região. Aproveitando o potencial do município, com sua natureza extravagante, os locais das apresentações contarão com frases de incentivo ao ecoturismo.

No primeiro dia, Sexta-feira da Paixão (18), a programação será a aberta com sessões de cinema infantil e adulto, às 20h e 22h, na Praça Horácio Matos, e shows das bandas Filhos de Jorge e Arte Final, no Mercado Municipal, às 20h e às 2h30. Já no Sábado de Aleluia (19), um filme será exibido às 19h, seguido pelo show do grupo Maracatu Diamante (21h). Formado por 19 moradores de Lençóis e de outros municípios da Chapada, os integrantes tocam o ritmo singular do maracatu, tirando som com seus tambores. Depois tem Batiufun e Adriana Costa, a partir das 22h, no Mercado Municipal.

O último dia, Domingo de Páscoa (20), reserva aos visitantes mais cinema e apresentações da tradicional Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis – com frevos, dobrados e marchinhas – e das bandas Pra Casar e Labuta. A programação começa às 19h e se divide nos palcos da Praça Horácio de Matos e Mercado Municipal.

Programação religiosa
Quem visitar Lençóis durante a Semana Santa também poderá acompanhar a programação religiosa do município. A Procissão do Encontro dará inicio às celebrações, nesta quinta-feira (16). Os fiéis sairão da Igreja do Rosário e do Santuário de Senhor dos Passos às 19h30. Na Igreja do Rosário serão celebrados a Missa de Lava-pés (17), a Missa do Sábado Santo (19) e a do Domingo de Páscoa (20). Também será o ponto de partida da Procissão de Senhor Morto (18), sempre a partir das 19h30.

Um ato especial da Semana Santa realizado em Lençóis é o ritual da Lamentação das Almas, no qual as pessoas ficam cobertas com lençóis brancos e entoam preces, benditos e ladainhas em igrejas, cemitérios e nos cruzeiros pela cidade. O grupo segue acompanhado pelo som das matracas, instrumento composto por três pedaços de madeira unidos por uma corda, que produz o som ao ser girado.

‘Capital do Diamante’
Tombada pelo Patrimônio Histórico, Lençóis conserva viva a memória dos anos áureos do garimpo. Considerada a ‘Capital do Diamante’, a cidade revela, em suas ruas de pedra, reduto do casario colonial, parte da História do Brasil.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e a residência da família Sá – onde hoje funciona a Prefeitura Municipal – revelam parte da riqueza das famílias tradicionais. À época, a opulência era tamanha que Lençóis chegou a abrigar um consulado francês, que funcionava como entreposto comercial, onde a aristocracia negociava diretamente com a Europa.

Reduto do ecoturismo, Lençóis se abre em meio a uma natureza extravagante, que se descortina em um dos contrafortes da Serra do Sincorá, diante da opulência de serras e morros, como o estonteante Pai Inácio, que abre a uma vista panorâmica de toda a região.

Como chegar
Saindo de Salvador de carro, seguir pela BR-324, sentido Feira de Santana, até alcançar a BR-116. Siga no sentido sul, passando por Santo Estêvão até o entroncamento da BR-242. Depois, siga no sentido oeste em direção a Itaberaba. Daí até Lençóis são 121 quilômetros. A distância da capital até Lençóis é de 409 quilômetros.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas