Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Prazo para conferência de dados do Censo Escolar termina no dia 30 próximo

censo
Realizado pelo Inep, o Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil | FOTO: Reprodução |

Dirigentes das unidades escolares das redes públicas e privada têm, até o dia 30 deste mês, para conferir a situação do aluno (aprovação, reprovação e abandono) informada na segunda etapa do Censo Escolar 2013. Caso seja necessário, as escolas podem retificar os dados. Já as unidades, que ainda não concluíram o envio das informações, têm oportunidade de finalizar o preenchimento da situação do aluno no mesmo prazo.

Os dados informados nesta segunda etapa do Censo integram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. Por ser instrumento de coleta para a construção de um panorama sobre alunos, professores, turmas e escolas, o censo contribui ainda para estabelecer políticas públicas para a educação básica.

Diretor de Avaliação e Informações Educacionais da Secretaria da Educação do Estado e coordenador do Censo Estadual da Bahia, Marcos Pinho alerta para a importância da segunda fase do Censo. “A inclusão de dados incorretos pode prejudicar o resultado do Ideb do estado, município e unidade escolar. Por isso, é importante estar atento. Este é o momento para as escolas examinarem o que está no sistema. Depois não haverá mais tempo para retificar”.

Conferência via internet
Na Bahia, desde o dia 14 deste mês, a Secretaria da Educação vem realizando conferência via internet (IPTV) com os diretores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) para orientar sobre a retificação e chamar a atenção para a situação das escolas privadas. “Temos preocupação especial com a baixa adesão das escolas privadas, que têm participação reduzida no censo. Muitas vezes, não informam os dados e acabam prejudicando a educação como um todo”, disse Marcos Pinho.

Para verificar os dados informados e realizar alterações, basta acessar o módulo Situação do Aluno do Sistema Educacenso (http://educacenso.inep.gov.br ), no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e seguir as orientações. Realizado pelo Inep, o Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Os dados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais, gerenciamento de programas como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Alimentação na Escola, Programa do Livro Didático e Programa Brasil Alfabetizado, além da composição do Ideb.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas