Ícone do site Jornal da Chapada

Beber demais pode engordar quase 1 quilo em um fim de semana

cerveja
Ao beber demais, é possível ficar mais aberto a exageros, o que facilita a engorda, segundo instituição | FOTO: Reprodução/Elza Fiúza/ABr |

Além da ressaca e de outros problemas de saúde, quem costuma passar da conta na hora de consumir bebidas alcoólicas tem que se preocupar também com a balança e com a dieta. De acordo com um levantamento encomendado pela organização britânica para o emagrecimento Slimming World, é possível engordar quase um quilo, após exagerar uma única vez.

O estudo foi feito com 2.042 pessoas na Inglaterra e constatou que a ingestão de calorias (provenientes tanto das bebidas quanto da alimentação) aumenta consideravelmente, quando o indivíduo alcança o que se chama de “ponto de inflexão”. Neste momento, que varia de pessoa para pessoa, mas ocorre em média após beber 9,3 unidades alcoólicas (pouco mais de três taças de vinho ou menos de quatro canecas de cerveja), o juízo enfraquece e as escolhas pouco saudáveis passam a predominar.

As extravagâncias, em média, ocasionaram o consumo de 4.305 calorias no mesmo dia da bebedeira (mais de duas vezes o valor indicado a um adulto, que costuma ser de 2.000 kcal). No dia seguinte, o exagero continua, de acordo com a pesquisa. As refeições para recuperar-se da ressaca somam 2.051 calorias. Dessa maneira, a ingestão calórica total pode ultrapassar a casa de 6.300.

Isso tem um preço. Segundo os cálculos da instituição, comer 3.500 calorias implica aumentar o peso em 450 gramas. Multiplicando o valor por dois, é possível ganhar mais de 900 gramas, em apenas dois dias (comumente no final de semana). Isso acontece porque, além de as bebidas alcoólicas serem consideravelmente calóricas, elas não possuem nutrientes, despertando mais fome.

Outro fator que contribui para esse crescimento é a rotina que costuma reinar no dia após o excesso, já que as pessoas abrem mão dos exercícios físicos para se recuperar. No site da Slimming World, é possível fazer o teste para descobrir qual é o “ponto de inflexão” de cada um e ler dicas para evitar os estragos da bebedeira, mas a regra de ouro já está expressa em toda propaganda de bebida alcoólica: “beba com moderação”. Da Revista Exame.

Confira as calorias de algumas bebidas:

Bebida alcoólica Unidades alcoólicas Calorias
Taça grande de vinho (250 ml) 3 228
Taça pequena de vinho (175 ml) 2.1 160
Caneca de cerveja 2.5 210
Garrafa de cerveja(330 ml) 1.7 135
Copo de cidra comum 2.6 256
Copo de cidra forte 4.3 386
Medida única de Spirit 1 54
Medida única de licor 1 80
Garrafa de cooler (275 ml) 1.4 192
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas