Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rui Costa retorna à região de Jacobina e recolhe sugestões para programa de governo

pgp
Chapa majoritária durante evento do PGP em Jacobina | FOTO: Divulgação |

A ‘volta’ da caravana do PT e aliados à macrorregião de Jacobina aconteceu no domingo (27), na Sociedade Filarmônica 2 de Julho. Este foi o 18º encontro do Programa de Governo Participativo 2014. Com casa cheia, 1,8 mil pessoas, as propostas desenvolvidas pelos territórios de Irecê e Piemonte da Diamantina foram apresentadas à chapa majoritária, composta pelos pré-candidatos Rui Costa, do PT, (governo); João Leão, do PP, (vice); e Otto Alencar, do PSD (Senado).

Por cerca de 50 dias, os colaborados traçaram propostas para o desenvolvimento dos territórios. O documento escrito pelos filhos da terra contempla a reforma e adequação do aeroporto de Irecê para voos comerciais, a abertura do canal do Baixio de Irecê, a revitalização do Rio São Francisco, a implantação da delegacia de atendimento à mulher. Também a implantação da Universidade Federal da Chapada e a construção de um hospital regional, além de outras ações.

A plenária recebeu o pré-candidato ao Palácio de Ondina, Rui Costa, debaixo de aplausos, ecoando: “queremos mais”. E, em resposta, ele explicou que a oportunidade de propor novas ações é de cada um dos que estão participando da construção do programa de governo. “As pessoas querem construir o futuro dos seus municípios, traçando um destino com mais oportunidades para filhos e filhas da terra. E é ouvindo que a gente compreende, com precisão, cada necessidade da Bahia”, disse Rui Costa.

O deputado João Leão ressaltou que o Programa de Governo Participativo tem o objetivo de conhecer as necessidades da população. “A participação das pessoas faz com que as demandas regionais sejam conhecidas em profundidade. As pessoas querem mais”. Otto Alencar também falou sobre a inovação do PGP2014. “É o povo apresentando novos passos. Essa região tem muito potencial, entre eles o eólico”, disse o pré-candidato.

O ato político do PT contou com a participação dos partidos aliados às pré-candidaturas – PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade. A população pode acompanhar a elaboração do programa e participar por meio da internet; o site é www.pgp2014.com.br. E os perfis nas redes são: Facebook (/PGP2014) e Twitter (@PGP2014BA).

Já foram realizadas as primeiras plenárias do PGP nas macrorregiões de Feira de Santana, Serrinha, Vitória da Conquista, Guanambi, Juazeiro, Itabuna, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Irecê, Barreiras, Paulo Afonso, Itaberaba e Ipirá. E, também, as plenárias de retorno em Alagoinhas, Valença, Senhor do Bonfim, além de Jacobina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas