Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado destaca fortalecimento do municipalismo com novas ações do governo na Bahia

valmir
O deputado federal fez parte da comitiva da presidente Dilma em Feira de Santana | FOTO: Divulgação |

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) acompanhou a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) nesta terça-feira (29) em Feira de Santana para a entrega de cisternas para consumo humano e para o plantio, além de novos equipamentos para os municípios baianos. A presidente Dilma entregou de forma simbólica, as chaves das 228 máquinas a 190 prefeituras baianas, que vão recuperar as estradas vicinais do interior, no valor de R$ 67,9 milhões, e também anunciou a construção de mais 5 mil cisternas de água, para consumo em escolas rurais do semiárido. Outras 2 mil cisternas vão garantir água às famílias quilombolas, envolvendo 10 municípios. O governo da Bahia também anunciou novas ações, com a contratação de 13.560 cisternas de consumo, no valor de R$ 37,6 milhões.

De acordo com Assunção, as novas ações dos governos federal e estadual fortalecem o municipalismo e dão maior autonomia à população da zona rural, principalmente os agricultores familiares. “São ações pontuais e que estabelecem uma relação de força entre os municípios e os governos, até pelo fato de dar maior autonomia às gestões das prefeituras baianas. São máquinas para auxiliar no escoamento das produções locais com a recuperação de estradas, além das cisternas, que é uma política de convivência com o semiárido”, pontua Valmir. O petista ainda ressalta que o governador Wagner e a presidente entregaram também caprinos, sementes de milho e feijão e mudas de palma para a recomposição do rebanho e do plantio.

Durante a entrega e anúncio das novas ações, a presidente Dilma destacou que o país atravessa a maior seca dos últimos 50 anos. “Atravessamos essa seca sem aquela fome horrorosa, não houve invasões e saques a supermercados. Conviver com a seca não é só fazer obras, são também outras ações. E quero lembrar do Bolsa Família e do Bolsa Estiagem. Nós prorrogamos a Bolsa Estiagem para que as pessoas tenham condição de passar por este período de transição da seca para a chuva”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas