Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Céu encoberto e chuvoso predomina neste final de semana prolongado na região

| FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo, na Bahia, deverão ser influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características neste final de semana prolongado com o feriado do Dia do Trabalho (1º de maio). Na faixa centro-oeste do estado, que abrange as regiões oeste, São Francisco e parte do norte, continua predominando o ar seco, que mantém o céu ensolarado e com pouca chance de chuva. Ainda assim, no final da tarde e durante a noite, há possibilidade de eventos isolados de chuva fraca, principalmente no norte baiano.

No Recôncavo, nordeste, sul, sudoeste e Chapada Diamantina (faixa centro-leste do estado), são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que mantêm o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. A chuva com volume mais expressivo é esperada nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo de Salvador e região metropolitana.

De acordo com a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), esse tempo chuvoso é normal durante os meses de maio, junho e julho, principalmente no Recôncavo e nordeste, onde são esperados os maiores volumes de chuva. A temperatura neste final de semana prolongado deverá ter significativa redução, com mínima chegando aos 14°C (na Chapada Diamantina e sudoeste) e máxima, que não deverá ultrapassar 33°C (regiões oeste e São Francisco). A diminuição da temperatura em maio já é esperada, uma vez que, na segunda metade do outono, as características se assemelham as do inverno – baixa temperatura e chuva de fraca intensidade.

Maré
Desta quinta-feira a domingo (1º a 4), a maré deverá atingir altura máxima entre 4 e 7h e das 16 às 19h, variando de 1,6 a 2,3 metros . Já a altura mínima deverá ocorrer entre 10 e 13h e das 22 à 1h, oscilando de 0,2 a 0,7 metros . As ondas previstas para o período deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar até os 2,5 metros .

Radiação ultravioleta
O outono é o período de transição entre o verão (temperatura elevada e chuva mais intensa de curta duração) e o inverno (temperatura mais amena e chuva de fraca intensidade com maior durabilidade). Nas duas estações, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) são elevados como pode ser observado na previsão para o período desta quinta a domingo, quando deverão variar de 9 a 11.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices estão nas categorias ‘muito alta’ e ‘extrema’, o que requer mais atenção quanto à exposição prolongada ao sol, principalmente das 10 às 16h, pois é nesse horário os danos à saúde são maiores. Para minimizar os problemas, é recomendado uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas