Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Previsão de chuva fraca e em áreas isoladas no final de semana

chuva
Já em Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão elevadas, com máximas de até 31°C , a umidade vinda do Oceano Atlântico deverá manter o céu encoberto e chuvoso | FOTO: Reprodução |

Desta sexta-feira a domingo (9 a 11), as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características, a exemplo dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que deverão manter o céu encoberto e chuvoso, principalmente, nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul. Mesmo sendo de longa duração, as chuvas serão de fraca intensidade como é comum nesta época do ano.

De acordo ainda o boletim meteorológico do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), em grande parte das regiões da Chapada Diamantina, norte e sudoeste também os elevados índices de umidade do ar deverão influenciar na ocorrência das chuvas de fraca intensidade e em áreas isoladas. Nas regiões oeste, São Francisco e parte do norte e Chapada Diamantina, continua predominando uma massa de ar seco, responsável por manter o céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas.

Capital
Em Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão elevadas, com máximas de até 31°C , a umidade vinda do Oceano Atlântico deverá manter o céu encoberto e chuvosos. Mas a maior chance de ocorrência das chuvas será no período noturno e primeiras horas da manhã.

Temperaturas
Nos próximos dias as temperaturas devem ser mais amenas (típicas do final de outono), com máximas variando entre 28°C , nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, e 34°C no oeste e São Francisco. Nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste a previsão é temperaturas menores, com mínimas de até 17°C .

Maré e irradiação
A maré deve atingir altura máxima no período entre as 0h30 e 1h30 e entre as 12h30 e 13h30, com valores variando entre 1,6 e 2,2 metros . As alturas mínimas, entre as 6h30 e 7h30 e entre 18h30 e 19h30, com valores variando de 0,3 a 0,8 metro . A previsão é de ondas com agitação fraca, com altura máxima podendo chegar até 1,5 metros.

Os Índices de Radiação Ultravioleta devem variar de 8 a 10 e são classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na categoria ‘muito ‘alto’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h. A recomendação é usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas