Ícone do site Jornal da Chapada

30ª Festa dos Vaqueiros de Wagner abre temporada de forró na Chapada Diamantina

foto
A Festa dos Vaqueiros do município de Wagner já é realizada há 30 anos | FOTO: Jornal da Chapada |

Na região da Chapada Diamantina é assim, os municípios se destacam por um potencial em alguma área do setor social, seja na agricultura, turismo, ou, ainda, pela realização de tradicionais festejos, que visam o resgate da cultura local em seus mais diversos segmentos. Um dos municípios que ocupam lugar de destaque pelo seu desenvolvimento cultural é o de Wagner, pela realização da tradicional Festa dos Vaqueiros. A festa já tem uma aceitação popular e figura hoje no calendário de festejos anuais da região. Nos últimos nove anos, o evento tem atenção especial por parte do poder público, com as administrações municipais se unindo à comissão organizadora para proporcionar um circuito com infraestrutura moderna e atrações de renome.

A Festa dos Vaqueiros de Wagner é realizada há 30 anos e vem resgatando a cultura regional, atraindo a população de cidades vizinhas e também pessoas que moram na capital do estado, aquecendo o comércio local, gerando empregos temporários durante os três dias do evento. Neste ano, a edição da festa aconteceu entre os dias 2, 3 e 4 de maio e com grande aceitação popular – considerada a maior e a mais animada já realizada no município. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Estadual de Turismo e da Bahiatursa. A abertura oficial aconteceu no dia 2 (sexta) e contou com a presença do prefeito Natã Garcia Hora (PSD), do vice Joelson Ribeiro dos Santos (PDT), da primeira dama Normanda Torres, dos secretários e diretores municipais, vereadores e lideranças políticas locais e regionais.

Durante a solenidade, houve a troca de faixas das rainhas, onde a rainha e a princesa da edição passada (Vanessa e Cássia) entregaram as faixas às atuais Neryze Maia (rainha) e a Alanna Aguiar (princesa), ambas escolhidas para representar a classe feminina de Wagner na 30ª edição da Festa dos Vaqueiros. Na oportunidade, o prefeito Natã Garcia e o presidente da comissão organizadora saudaram a comunidade e visitantes desejando a todos uma boa festa.

Show da banda Cavaleiros do Forró superou a expectativa de público, lotando a Praça 2 de Julho no sábado de festa em Wagner | FOTO: Jornal da Chapada |

“Este evento é considerado a maior Festa de Vaqueiros da região, o que corresponde a uma pequena parte do trabalho de resgate cultural e do desenvolvimento das potencialidades artísticas do município. Podemos dizer que durante a festa, Wagner consegue reunir multiculturas, atraindo para a região cerca de 20 mil pessoas a cada edição. O que se pode garantir é que a comunidade local percebe a importância da realização da festa, que passou a ser o principal agente na construção e no fortalecimento da economia e da cultura de Wagner”, aponta o prefeito Natã.

Logo após a solenidade de abertura, aconteceu, no palco principal, armado no circuito do evento (Praça 2 de Julho), o show de Pablo Marques e Banda Sem Retoque. Nessa mesma noite, grupos musicais locais animaram o público, como Groove Pan e Estilo Black Mix. Vale salientar que durante os três dias de folia passaram pelo palco principal atrações como a banda Cavaleiros do Forró, banda Imortal, a dupla sertaneja Weslley e Igor, Bandala, Orlan Pietro, Maycom, Musical Saturno e João Marcos. Entre as atrações, merece destaque o show de Cavaleiros do Forró, que superou a expectativa de publico lotando a Praça 2 de Julho no dia 3 (sábado).

Além dos shows noturnos, a comunidade e visitantes se divertiram com os forrós “indoor” como o “Forró do Balneário Fazenda Nova”, que puxa o arrastão com o tradicional bloco do “Encanta Eu”. Este ano, o evento trouxe um forró em ritmo de Copa do Mundo com seu abadá nas cores verde e amarela, em homenagem à seleção brasileira. A Festa dos Vaqueiros também contou com a tradicional “Corrida de Jegue”.

Os jogos de Argolinha este ano pagaram R$ 17 mil em prêmios | FOTO: Jornal da Chapada |

No dia 4 (domingo) grupos de vaqueiros do município e toda a Chapada lotaram as ruas da cidade para assistir a benção aos vaqueiros e participar do desfile e dos jogos de Argolinha que este ano pagou prêmios que totalizaram mais de R$ 17 mil. À frente das comitivas de vaqueiros encourados e em pano, vinha a comissão organizadora formada por Altamiro Homero (presidente) e Josué Vicente (vice-presidente) escoltando a rainha Neryze Maia e a princesa Alanna Aguiar. Durante a entrega da premiação dos vencedores houve uma homenagem ao vaqueiro António Daé, que faleceu no mês de abril. Daé era uma pessoa apaixonada pela festa, sendo inclusive o primeiro a adquirir uma camisa de divulgação.

No final da festa, a comissão organizadora passou o pavilhão do evento para Américo Mendes, escolhido como presidente, e Zé Vaqueiro, escolhido como vice-presidente. Ambos vão organizar a 31ª Festa dos Vaqueiros de Wagner, que acontece em maio de 2015. “Essa festa foi feita por todos, desde o comerciante, vaqueiros, fazendeiros e o povo de Wagner, que sabe acolher com carinho as pessoas que nos visitam. Quando se vence sozinho, não temos com quem comemorar, por isso, quero dividir essa alegria com todos aqueles que nos ajudaram a realizar um dos maiores eventos culturais do interior da Bahia”, conclui o prefeito Natã Garcia.

Confira aqui a edição completa do Jornal da Chapada…

Redação do Jornal da Chapada
75 91992128
www.jornaldachapada.com.br

Galeria de imagens:

1 / 9
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas