Ícone do site Jornal da Chapada

Médicos do STF afirmam que Marco Prisco não precisa se tratar em casa

prisco
O vereador havia sido encaminhado para o Hospital Base no dia 4, após se queixar de fortes dores no peito | FOTO: Reprodução |

Dois médicos do Supremo Tribunal Federal informaram ao ministro Ricardo Lewandowski, em parecer protocolado na noite de quarta-feira (15), que o vereador de Salvador Marco Prisco, um dos líderes da greve da Polícia Militar da Bahia ocorrida no mês passado, não precisa de tratamento hospitalar ou domiciliar. A perícia médica foi feita a pedido de Lewandowski, após o vereador requerer prisão domiciliar em razão de seu estado de saúde. Ele informou ao Supremo ter sofrido infarto do miocárdio dentro da prisão, além de ter refluxo gástrico grave e úlceras hemorrágicas.

“Após avaliação da história clínica, exame físico, exames complementares e pareceres especializados que se encontram apensos ao prontuário, concluímos que o paciente em epígafe não apresenta, no momento, evidência de cardiopatia que exija tratamentos hospitalar ou domiciliar”, afirmaram os dois cardiologistas designados por Lewandowski para a avaliação. Ricardo Lewandowski enviou o resultado da avaliação médica para análise da Procuradoria Geral da República e, depois que o procurador-geral Rodrigo Janot der um parecer, o ministro decidirá sobre o pedido de prisão domiciliar.

O vereador foi detido em abril em prisão preventiva para “garantia da ordem pública” após o início de uma paralisação da polícia baiana. Segundo a decisão, Prisco foi preso em razão de ação penal à qual responde sobre a greve da PM de 2012. O juiz entendeu que o Código de Processo Penal prevê a prisão de quem possa cometer novamente o crime pelo qual responde. Prisco foi transferido na noite de quarta do Hospital de Base para o Hospital Regional da Asa Norte.

O vereador havia sido encaminhado para o Base no dia 4, após se queixar de fortes dores no peito. O vereador passou por procedimento cirúrgico e, na última quinta-feira (8), recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele foi internado no local por ser a unidade que poderia dar maior suporte no atendimento e realizar “exames mais detalhados”, segundo nota da Secretaria de Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, como ele está em estado estável, não havia mais necessidade de que ele permanecesse na unidade. Ele foi transferido para o Hospital Regional da Asa Norte por volta das 19h. Ainda segundo a pasta, o Prisco vai passar por novos exames nesta quinta e não há previsão de alta. A assessoria da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) disse que o vereador perdeu 15 kg depois da internação. A informação não foi confirmada pela secretaria. Do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas