Ícone do site Jornal da Chapada

No El País, Lula associa críticas à Copa a ano eleitoral

lula
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva | FOTO: Reprodução |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que a Copa do Mundo “tornou-se objeto de feroz luta política e eleitoral no Brasil”. Em artigo publicado no jornal espanhol El País, Lula diz que “à medida que se aproxima a eleição presidencial de outubro, os ataques ao evento tornam-se cada vez mais sectários e irracionais”. Para Lula, “determinados setores parecem desejar o fracasso da Copa, como se disso dependessem as suas chances eleitorais”. No artigo “O mundo se encontra no Brasil” sobre o mundial de futebol, Lula diz que “as críticas, naturalmente, são parte da vida democrática”.

“Quando feitas com honestidade, ajudam a aperfeiçoar a preparação do país”, argumenta. “Mas determinados setores parecem desejar o fracasso da Copa, como se disso dependessem as suas chances eleitorais”, afirma. Além de acusar alguns políticos de torcerem contra o mundial, o ex-presidente acusa esses setores de disseminarem informações falsas no país. “Não hesitam em disseminar informações falsas que às vezes são reproduzidas pela própria imprensa internacional sem o cuidado de checar a sua veracidade.

O país, no entanto, está preparado, dentro e fora de campo, para realizar uma boa Copa do Mundo – e vai fazê-lo”, diz Lula no artigo. No artigo, Lula lembra da infância e de quando o Brasil ganhou o torneio em 1958 na Suécia. “Eu tinha 1 anos, e juntei um grupo de amigos para ouvirmos a partida final num campinho de várzea com um pequeno rádio de pilha”, diz. “Eu sonhava em ser jogador de futebol, não presidente do Brasil”. Da Agência Estado.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas